14 ideias de negócios promissores para começar já

459
0
Share:

Empreendedores

São Paulo – Um estudo divulgado nesta semana mostrou que o empreendedorismo é opção de carreira para 84% dos brasileiros. Segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor, sete em cada dez empreendedores começam o próprio negócio porque identificaram uma oportunidade e não por necessidade ou sobrevivência financeira.

A identificação de oportunidade está intimamente ligada a uma análise de perfil e de mercado. Com base nisso, o principal site de startups do Reino Unido, o Startups, divulgou o relatório What business to start in 2014, com as melhores ideias de negócios para este ano. Confira os setores mais promissores, segundo o estudo.

Microcervejarias

Crescente na Europa e nos Estados Unidos, o mercado de pequenas cervejarias artesanais também ganha força no Brasil. Negócios que unem a produção da bebida e um ambiente de bar começam a despontar como boas oportunidades de negócios. Hoje, estima-se que o mercado brasileiro tenha mais de 200 cervejarias de pequeno e médio porte. 

Personal trainer

Hoje, o setor de fitness atende no Brasil mais de seis milhões de pessoas e movimenta cerca de 5 bilhões de reais. Com a obesidade crescente e os riscos para a saúde, mais gente tem procurado exercícios e serviços personalizados para se manter em forma. Neste cenário, empresas que oferecem treinos com profissionais personalizados devem faturar alto.

Assistente virtual

Esse ainda é um nicho de mercado pouco desenvolvido no país, mas o crescimento deve despontar nos próximos anos. Hoje, mais gente tem a chance de trabalhar online, de casa. Uma das atividades que pode ser feita é a de assistente virtual, uma espécie de secretária que pode ser contratada por hora. O empreendedor deve ser altamente organizado e ter habilidade de resolver problemas rapidamente. 

Comparação de preços online

O mercado de comparação de preços online no Brasil tem players importantes atuando, mas ainda não contempla, muitas vezes, nichos específicos. Segundo o relatório, as pessoas querem comparar preços de comida, itens para pets e roupas, por exemplo. O grande desafio é ser capaz de comparar esses itens e retornar resultados mais específicos para os usuários. 

Acessórios de computação

Um microcomputador do tamanho de um cartão de crédito. O Raspberry Pi foi criado para estimular o ensino de computação e, depois de dois milhões de unidades vendidas, pode ajudar a desenvolver todo um mercado de acessórios, já que não vem com case ou monitor. 

 

Negócios temáticos

O estudo considera todos os negócios “vitorianos” como quentes para 2014 no Reino Unido. No Brasil, o grande tema do ano é o próprio país. Com a chegada da Copa do Mundo e eleições, a imagem verde e amarela está em evidência e pode render aos empresários que souberem aproveitar. O fato é que, assim como outros temas, este momento nacional vai passar e é preciso estar preparado para uma possível mudança de rumo. 

Consultor independente de TI

A prática de usar computadores e outros dispositivos pessoais no trabalho tem se espalhado e criado a demanda por consultores de TI independentes, que ajudem empresas a criarem estratégias de segurança e proteger informações confidenciais, por exemplo. 

Comida de rua

Há uma chamada revolução em comida de rua acontecendo em várias cidades do mundo, inclusive em São Paulo. Com mais opções de alimentação além do hot-dog, empreendedores têm conseguido conquistar clientes fiéis com food trucks e outras unidades móveis de venda de comida. 

Blogs

Depois de um boom, os blogs passaram a disputar espaço com as redes sociais na internet. Hoje, muitas empresas tem voltado mais atenção a esse canal como forma de se comunicar e dar conteúdo aos seus leitores. 

Big Data

Muita gente já tem pensado negócios para facilitar a análise de grandes quantidades de dados, mas o potencial do mercado deve continuar grande. Governos, varejo e e-commerce são áreas que podem ser exploradas pelos empreendedores com novas aplicações. 

Desenvolvimento de jogos

O Brasil está entre os cinco maiores mercados do mundo de jogos digitais, com movimentação de mais de 5 bilhões de reais ao ano. Segundo o relatório, o lançamento do Oculus Rift, projeto de realidade virtual que já tem mais de 90 milhões de dólares em investimento, deve criar uma demanda enorme por games. 

Tecnologia verde

O interesse em tecnologias sustentáveis que tragam soluções a problemas ambientais tem crescido nos últimos anos. Segundo o estudo, negócios ligados à geração de energia solar e eólica e ao armazenamento de energia devem ganhar tração neste ano. 

Espaços de coworking

O aumento de startups em várias partes do país traz a demanda por espaços de coworking acessíveis. Geralmente, as oportunidades são maiores em polos com startups de tecnologia, mas empresas de vários segmentos podem demandar estes espaços. 

Cuidados VIP para idosos

Asilos boutiques devem crescer a partir deste ano. Segundo o relatório, oferecer espaços com atendimento personalizado, decoração tipo hotel e acomodações mais bonitas pode ser uma forma de atrair idosos que não pretendem ir a um asilo tradicional. Atividades específicas para a terceira idade também podem ser um atrativo. 

Fonte: Revista Exame

Share: