A capacidade antioxidante do Chocolate

215
0
Share:

O chocolate vem de vagens de fruta da árvore do cacau. As vagens contêm sementes que são transformadas em uma pasta chamada licor de chocolate. Muitos produtos de chocolate são feitos a partir do licor. Existem 3 variedades de cacau disponíveis hoje em dia: Criolo, Forasteiro e Trinitário. O Forasteiro é o mais popular e representa quase 80% da produção de chocolate!
O cacau tem uma maior capacidade antioxidante do que qualquer outro alimento, incluindo o chá verde, chá preto, vinho tinto e mirtilos. Muitos produtos com chocolate amargo com uma elevada porcentagem de cacacu (70% ou mais) contêm mais deste tipo de antioxidante! Porém o processamento do cacau pode causar perdas significativas de antioxidantes, por isso procure produtos de cacau que ostentem o seu conteúdo de flavonóis. O cacau também contém cafeína, uma dose de 230gr de cacau fornece de 5 a 10 mg de cafeína, uma quantidade inferior à encontrada no café e chá preto que normalmente se situa entre 20 e 120 mg.
Todos esses antioxidantes e vitaminas que fazem bem ao nosso organismo são provenientes do cacau e o ideal é que quando você for consumir chocolate escolha o amargo e com maior porcentagem de cacau possível, pois ele vai concentrar mais os benefícios do cacau e vai possuir menos açúcar. Existe uma relação bem fácil de entender para saber o quanto de açúcar e o quanto de cacau você está consumindo em uma barra de chocolate: um chocolate que contém 70% cacau vai possuir 30% de açúcar, já um chocolate que contém 20% de cacau vai possuir 80% de açúcar! Quanto mais cacau menos açúcar e vice versa, por isso os chocolates com mais cacau são mais saudáveis!
Beneficios do Chocolate
1. Pele mais saudável: embora o chocolate seja muitas vezes culpado por contribuir com as famosas espinhas, um estudo revelou que mulheres que consumiam regularmente bebidas de cacau com elevados níveis de flavonóis mostravam um aumento de hidratação e uma diminuição da aspereza e descamação da pele.
2. Saúde Cardíaca: vários estudos realizados com humanos demostraram que o chocolate amargo rico em flavonóides, melhora a função endotelial e reduz o colesterol ruim, o LDL, baixando o risco de doença cardíaca. Estudos demonstraram que adicionar chocolate amargo à dieta, baixa a tensão arterial, o que não acontece com as pessoas que não comem chocolate.
3. Diabetes: um estudo realizado com humanos, revelou que os flavonóis existentes no chocolate amargo aumentaram o óxido nítrico nos indivíduos em teste, o que melhorou a sensibilidade à insulina, o fluxo sanguíneo e baixou a tensão arterial.
4. Câncer de Cólon: pesquisadores da Universidade de Barcelona, na Espanha, descobriram que os antioxidantes existentes no cacau podem ser eficazes na supressão de genes que desencadeiam o crescimento das células do câncer de cólon.
Desvantagem do chocolate
1.Chocolate Vicia: você costuma sentir vontade de comer chocolate desesperadamente? Seu corpo “pede” chocolate? Isso acontece porque o chocolate possui 3 substâncias que se consumidas em excesso podem viciar, são elas o açúcar, a cafeína e uma substância chamada teobromina que está na mesma categoria da cafeína, sendo tão viciante quanto.
2. Bom para os humanos, mortal para os animais: o chocolate contém uma substância chamada “teobromina” (que falamos anteriormente) que pode ser tóxica para cães, gatos, papagaios e cavalos. Se você der uma pequena dose de chocolate para o seu bichinho ele pode acabar passando mau e se essa dose for grande, ele pode acabar morrendo, então tomem cuidado! Os seres humanos tem uma capacidade maior de absorver e digerir essa substância, mas os animais não.
3. Calorias: uma das maiores desvantagens do chocolate é quantidade de calorias, como exemplo vamos dar a informação nutricional de uma barra do chocolate Hershey’s: 55 gramas contém 270 calorias, 17 gramas de gorduras totais, 33 gramas de carboidratos sendo que 31 gramas são só de açúcar e equivalem a cerca de 8 colheres de chá de açúcar! Lembrando que o açúcar vicia e toda essa quantidade em apenas 1 barra não é nada bom para a sua saúde.
4. Não se engane: apesar de conter alguns benefícios do cacau, o chocolate acaba sendo pobre em nutrientes, vitaminas e fibras se comparados com uma fruta por exemplo. Evite introduzi-lo em sua dieta diária e guarde-o para 1 ou 2 vezes por semana no máximo. Durante a semana opte por frutas ou salada de frutas e acrescente mel para ficar mais docinho, eu sempre faço isso!
Por Vanessa Fischer

www.serahfina.com.br
15 de novembro de 2012
6:36 p.m. PST

Share:

Leave a reply