Abbas quer analizar proposta de Obama

160
0
Share:

Ramallah, Cisjordânia (BDCi) — O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, pediu à Liga Árabe neste sábado que organize uma discussão sobre a visão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de paz com Israel.

A reunião poderia ocorrer no fim do mês, seundo um representante da ANP. Abbas já teve reuniões em outras ocasiões com a Liga Árabe sobre a criação de uma estratégia palestina com relação à Israel, mas as negociações estão paradas desde o ano passado.

Neste sábado, os palestinos confirmaram que vão pedir às Nações Unidas, em setembro, o reconhecimento do Estado palestino. Diplomatas acreditam em apoio majoritário na Assembleia Geral da ONU. Mas a votação sobre condição de Estado terá que ser aprovada primeiro pelo Conselho de Segurança, onde os EUA, que insistem em um acordo de paz negociado, tem poder de veto.

O discurso de quinta-feira de Obama, que defendeu um Estado palestino com fronteiras anteriores a 1967, ganhou a rejeição de Israel e do Hamas, que consideraram as palavras dele infrutíferas para resolver o impasse no Oriente Médio. A ANP aplaudiu o esforço do presidente americano, mas sem menção direta à proposta.

By: Staff Writer
Source: Reuters
May 21, 2011

Share:

Leave a reply