Acusado de comandar massacre de imigrantes é preso

213
0
Share:

CIDADE DO MEXICO (BDCi) — As autoridades mexicanas anunciaram a prisão de Edgar Huerta Montiel, também conhecido como “El Wache”, 22 anos, um ex-militar acusado de comandar a chacina de 72 imigrantes que tentavam entrar clandestinamente nos Estados Unidos.

Édgar Huerta, 22 anos, é conhecido como El Wache, é membro do violento cartel Los Zetas e admitiu em Agosto de 2010 que liderou pessoalmente o sequestro de dois caminhões de carga no Estado de Tamaulipas, nos quais viajavam escondidos mais de 70 imigrantes ilegais que tentavam cruzar a fronteira apara os Estados Unidos.

Huerta também admitiu ter ordenado o sequestro de pelo menos seis autocarros na localidade de San Fernando (em Tamaulipas), cujos passageiros foram torturados para verificar se eram membros do cartel rival do Golfo.

As vítimas foram enterradas em covas clandestinas em San Fernando, segundo o chefe da divisão anti-drogas da polícia, Ramón Pequeño. Várias destas fossas fazer parte das 40 que as autoridades descobriram em Abril passada e nas quais localizaram 183 cadáveres.

O acusado foi detido na quinta-feira (16) no Estado de Zacatecas, que faz divisa com o Texas, junto a uma mulher, ele era chefe de Martín Omar Estrada Luna, apelidado de El Kilo e apontado como líder da célula do Los Zetas responsável pelos assassinatos.

O cartel Los Zetas é uma organização criada nos anos 90 e liderada por ex-militares e protagoniza uma cruel luta contra a rival do Golfo desde uma racha há um ano e meio.

By: Adrianna Lobo
Source: Folha.com
June 23, 2011

Share:

Leave a reply