Alerta: surto de gripe canina atinge o sul da Califórnia

51
0
Share:
Cães de Los Angeles precisam ser vacinados contra a gripe asiática. Foto: Cortesia Google Images.

Nem mesmo os cãezinhos estão livres da temporada de gripe!

(BDCi) — Com a chegada da primavera até os animaizinhos estão sofrendo.  O serviço de controle de animais de Los Angeles emitiu um alerta sobre a gripe asiática canina que está se espalhando rapidamente pelo condado.

“O H3N2 é transmitido através da tosse, latidos e espirros, bem como objetos contaminados (tigelas de água, comida, coleiras, superfícies e trelas),” explicou em nota o serviço de controle animal de Los Angeles.

Ele pode até ser mortal se contraído por filhotes ou animais mais velhos. A maioria dos animais de estimação apresenta uma tosse que persiste entre 10 à 21 dias, mesmo com tratamento a base de antibióticos e antitussígenos. Os cães também apresentam febre e espirros. Os casos mais raros incluem pneumonia e morte.

O vírus até agora nunca tinha chegado à Los Angeles, mas já houve um surto do vírus em Chicago em 2015 e 2016. Infelizmente ele se espalha rápido, e os proprietários de animais de estimação não percebem que seu cachorro tem o vírus e que esse pode permanecer ativo em superfícies por até 48 horas.

“Um cão pode espalhar o vírus sem ainda apresentar nenhum sinal dele”, disse Jeremy Prupas, veterinário-chefe da cidade de Los Angeles.

A boa notícia é que já existe uma vacina contra a gripe asiática para cães. Ela deve ser tomada em duas doses com intervalo de duas a quatro semanas. Pode parecer uma época não propícia do ano para esta gripe, mas Prupas diz que não há nenhuma estação em que a gripe ataque mais.

Se você suspeita de que seu cão possa estar infectado, consulte um veterinário e mantenha seu animal longe de outros cães, diz Prupas. “O vírus tem o potencial de se espalhar muito rapidamente”.

Mais notícias sobre a Califórnia? Fique conectado com a BDCi para dicas sobre o lifestyle da Califa e muito mais. Aproveite e siga-nos nas redes sociais Instagram e Facebook.

 

 

Share:

Leave a reply