Amazônia tem menor índice de desmatamento em Setembro

188
0
Share:

BRASÍLIA, BRASIL — O desmatamento na Amazônia em setembro deste ano caiu 43% em relação a setembro de 2010, passando de 448km² para 254 km². Esse foi o menor desmatamento já registrado no mês de setembro desde que começaram em 1994 as medições do sistema Deter – fiscalização mensal feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

De janeiro a setembro deste ano, o desmatamento da floresta ficou praticamente igual ao registrado no mesmo período no ano passado, sofrendo uma redução de 1,5%. Neste período, o Mato Grosso destoou dos demais estados amazônicos, registrando um aumento de 72% no desmatamento. Os dados foram medidos pelo Inpe e divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério do Meio Ambiente.

– Temos uma boa notícia, de que depois do menor agosto da história , temos o menor setembro da história – disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Ela afirmou ainda que, embora com o início do período chuvoso na região as operações de combate ao desmatamento na região normalmente esmoreçam, este ano será diferente.

– Está mantida a fiscalização do Ibama na Amazônia, inclusive no período de chuva. Não há desmobilização. Estamos com força total – reafirmou a ministra, informando que há 25 equipes do Ibama na floresta neste momento.

O recado da ministra é uma resposta à aprovação na semana passada de projeto de lei no Congresso retirando do Ibama a competência exclusiva para multar crimes ambientais.

O ministério também fez nesta segunda-feira uma avaliação do desmatamento ocorrido em unidades de conservação federais. De acordo com os dados do Prodes, monitoramento por satélite feito anualmente pelo Inpe, a taxa de desmatamento nas áreas protegidas caiu de 94,7 mil hectares em 2003 para 13,3 mil hectares em 2010.

Fonte: O Globo
Imagem: Google
31 de outubro de 2011
12:41 p.m. PDT

Share:

Leave a reply