Atitude pode ajudar no tratamento do câncer

172
0
Share:
A importância do apoio de familiares e amigos no tratamento do câncer

Em 2014, cerca de 600 mil pessoas no Brasil vão receber a notícia de que estão com câncer. A doença muda o jeito que o paciente vê a vida, mas apesar do medo e da tristeza com o diagnóstico, é fundamental procurar ajuda. Como explicaram a pediatra Ana Escobar, a hematologista Yana Novis e a psiquiatra Maria Teresa Cruz Lourenço no Bem Estar, ao enfrentar uma doença grave como essa, não é apenas a medicina que ajuda, mas também o pensamento positivo e o apoio da família e amigos.

Segundo as médicas, os familiares devem sempre estar por perto dando apoio e força ao paciente. Criar vínculos e compartilhar momentos de alegria e também de tristeza são medidas fundamentais durante o processo de recuperação.

Além disso, a atitude do próprio paciente também ajuda no tratamento – segundo a pediatra Ana Escobar, a forma de encarar a doença faz diferença e faz o processo ser mais suave e com menos sofrimento, já que o bom astral e a felicidade ajudam até mesmo a melhorar as defesas do organismo.

Outra maneira de encarar melhor o tratamento de um câncer é buscando informações, seja através de livros e revistas, para compreender melhor todas as etapas do processo. A hematologista Yana Novis alerta, no entanto, que é fundamental ainda sempre conversar com o médico e tirar todas as dúvidas.

A alimentação também é importante, principalmente durante a quimioterapia, quando muitos pacientes costumam sentir enjoo. Por isso, comidas quentes e condimentadas não são recomendadas, assim como frituras e alimentos com muito açúcar. Nessa fase do tratamento, é melhor optar por alimentos frescos, como frutas, saladas iogurtes, legumes e verduras, na tentativa de aliviar os sintomas.

Fonte: G1

Share: