Barril de petróleo fecha em nível máximo

170
0
Share:

NOVA YORK (BDCi) — Os preços do petróleo fecharam nesta terça-feira (21) em seu nível máximo em nove meses. O barril de “light sweet crude” (WTI) para entrega em março ganhou 2,26 dólares em relação a sexta-feira(17) e ficou em 105,50 dólares na New York Mercantile Exchange (Nymex). É o seu nível mais alto desde 4 de maio de 2011. Segundo especialistas e alta aconteceu devido ao entusiasmo com o plano de resgate da Grécia e à preocupação com o fornecimento por causa do aumento das tensões no Oriente Médio.

Depois de semanas de suspense, os ministros das Finanças da Zona Euro deram luz verde nesta terça-feira a um segundo plano de resgate da Grécia, que combina ajuda pública com um valor total de 130 bilhões de euros até o final de 2014 e um perdão parcial da dívida grega em poder de credores privados. Esta ajuda que chega a 230 bilhões de euros deverá permitir que o país evite a quebra.

Neste contexto, também influenciará o aumento da incerteza em torno do “fornecimento no Oriente Médio, em particular no Irã”, indica o especialista. Teerã anunciou a interrupção das exportações de petróleo para França e Reino Unido, e ameaça tomar as mesmas medidas para o restante de países europeus, o que deixa os investidores temendo um aumento da pressão sobre o fornecimento de petróleo europeu e mundial.

Os americanos estão preocupados diante dos rumores que indicam que Israel pode lançar algum tipo de ataque contra as instalações nucleares iranianas, o que desperta temores de uma nova situação de conflito em um Oriente Médio já perturbado pelas consequências dos distúrbios na Síria.

“Uma grande explicação por trás desta alta é o apetite pelo risco desencadeado pelo acordo europeu, explicou Bart Melek , da TD Securities. “O petróleo explode, acho que acabamos de superar uma nova marca e que a partir de agora, o petróleo vai ter como nível base os 100 dólares” acrescentou Rich Ilczyszyn, analista da ITrader.

Por: Josi Chevalier
Fonte: AFP
Fotos: arstechnica.com/google

21 de Fevereiro de 2012
9:23 pm PT

Share:

Leave a reply