Bebê mais novo no mundo recebe marca-passo

197
0
Share:

CALIFORNIA (BDCi) — Jaya Maharaj recebeu um marca-passo no coração quando tinha apenas 15 minutos de vida, se tornando, possivelmente, o bebe mais novo no mundo a receber o dispositivo que auxilia o ritmo cardíaco.

Durante os exames de pré-natal, a mãe Leanne e o pai Kamneel Maharaj foram alertados pelos médicos sobre como o coração da pequena Jaya estava com um ritmo de batimentos abaixo do normal. O problema ocorria por conta do próprio sistema de defesa da mãe, que atacava por “engano” os nervos ligados à frequência do ritmo cardíaco do bebê.

Jaya nasceu 9 semanas prematura e ao ser retirada do útero da mãe, pesava menos de 1,6 quilo. O bebê tinha um ritmo de apenas 45 batimentos cardíacos por minuto, quando um recém-nascido saudável tem até 150 batimentos. O problema era tão grave que Jaya viveria apenas por horas se a operação não fosse feita em seguida.

A instalação do marca-passo foi realizada no Hospital Lucile Packard, ligado à Universidade Stanford, na California. A cirurgia foi feita por uma equipe de 20 profissionais. Katsuhide Maeda, foi a cirurgiã responsável que instalou o dispositivo em um coração do tamanho de uma noz.

Após a cirurgia, Jaya conseguiu ganhar peso e aliviou os médicos. O parto foi antecipado para garantir que o marca-passo fosse colocado o quanto antes garantir a sobrevivência de Jaya. O bebê também precisava crescer o suficiente para desenvolver órgãos que garantissem a vida fora do útero da mãe

Para os médicos, o marca-passo no peito de Jaya deve durar pelos próximos 10 anos. Normalmente, médicos costumam realizar duas cirurgias para instalar o dispositivo, mas Katsuhide Maeda optou por instalá-lo em um único procedimento.

Agora, três meses após o nascimento, Jaya pesa 3,6 quilos e segue melhorando a cada dia. Segundo os médicos a menina está pronta para ter uma vida normal.

Por: Josi Chevalier

Fonte: G1/AP/med.stanford.edu

Foto: Norbert von der Groeben
16 de Fevereiro de 2012
10:45 p.m. PST

Share:

Leave a reply