Bill Gates pretende investir milhões de dólares em vacinas no Brasil

216
0
Share:

(BDCi) —

O fundador da Microsoft, Bill Gates, fez do acesso às vacinas o foco de suas atividades filantrópicas e é o maior doador privado nesta área. Agora, ele está negociando uma doação à Fiocruz e ao Instituto Butantã para transformar os institutos em uma base para a exportação de vacinas.

Segundo o jornal ‘O Estado de S. Paulo’, o milionário já enviou técnicos ao Brasil para debater as possibilidades. Agora, ele espera do País a definição de quais vacinas ganhariam prioridade no processo.

A idéia do empresário, junto ao Ministério de Saúde é lançar a “década da vacinação” e imunizar dez milhões de crianças até 2020. O mercado de vacinas no mundo chega a mais de US$ 24 bilhões por ano.

O Ministério da Saúde confirmou que o primeiro contato entre Gates e o governo brasileiro ocorreu em setembro do ano passado, numa reunião com o então chanceler Celso Amorim, em Nova York.

Alexandre Padilha, ministro da Saúde, irá se reunir com a Fundação Bill e Melinda Gates para definir detalhes da parceria. O ministro adiantou que um dos interesses de Gates seria o apoio ao desenvolvimento de vacinas de baixo custo.

Gates aplica sua visão empresarial até mesmo na filantropia. O objetivo dele é financiar a produção de vacinas no Brasil para que entrem com o menor preço no mercado mundial. Assim, ele mesmo poderá comprar as vacinas depois e distribuir aos mais necessitados. Isso irá afetar o mercado, que vai ser obrigado a reduzir os custos de suas vacinas para competir com o nosso produto.

O milionário participou da Assembléia Mundial da Saúde como convidado de honra. Na ocasião, ele pediu aos países doadores que aumentem seus investimentos nos programas de imunização e, às empresas farmacêuticas, que garantam vacinas acessíveis aos países pobres. Caso isso aconteça, ele afirma que 4 milhões de pessoas podem ser salvas até 2015 e 10 milhões até 2020.

A “Fundação Gates”, que copreside com sua esposa, Melinda, criada em 2000, é a maior instituição de caridade do mundo. Com financiamento do próprio bolso de Bill Gates e de outras doações privadas, a fundação tem como objetivo melhorar as condições de vida, especialmente na área da saúde, nos países mais pobres. Um dos principais projetos patrocinados por Bill Gates é a pesquisa de uma vacina que consiga prevenir e curar a malária.

By Adrianna Lobo
Source: Agência Estado
May 19, 2001

Share:

Leave a reply