Brasil endurece regras para entrada de espanhóis

141
0
Share:

BRASIL (BDCi)–A partir desta segunda-feira (2), o governo brasileiro fará novas exigências para permitir a entrada de visitantes espanhóis no País.Com as mudanças, o turista que quiser vir ao Brasil só poderá ingressar no território nacional se apresentar um comprovante de que fez reserva em hotel e passagens de ida e volta com data marcada. Além disso, precisará provar que tem recursos suficientes para se manter no Brasil.
As exigências são as mesmas feitas pela Espanha para os brasileiros que viajam ao país, e o governo resolveu adotar o critério da reciprocidade em relação à nação europeia. A decisão foi tomada após uma série de negociações frustradas para reduzir as exigências impostas aos brasileiros que tentam entrar na Espanha.
Desde 2007, o Brasil é o País com maior número de cidadãos barrados nos aeroportos da Espanha. Nos últimos anos, 10.020 brasileiros foram impedidos de entrar em território espanhol por não atender a algum dos requisitos que agora o Brasil exigirá dos cidadãos daquele país, de acordo com o Ministério de Relações Exteriores.
O Itamaraty nega, porém, que se trate de uma retaliação por casos de pessoas que foram barradas nos aeroportos espanhóis e tiveram de retornar. No início de março, causou comoção a história de Dionísia Rosa da Silva, uma senhora de 77 anos que ficou três dias retida no aeroporto de Barajas, em Madri, e não pôde entrar na Espanha, onde visitaria parentes.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, as novas medidas, que deixam mais rigoroso o controle da entrada de espanhóis, não estão motivadas por nenhum episódio em particular. A reciprocidade, diz a diplomacia brasileira, seria apenas uma forma de equilibrar o nível de exigência para o ingresso em ambos os países.
A Embaixada da Espanha no Brasil negou qualquer constrangimento com a decisão. Para a representação diplomática, que se pronunciou por meio de sua assessoria de imprensa, trata-se de algo “normal, que não atrapalha em nada as relações que os países já têm”.
A Embaixada informou, ainda, que está prestando todo auxílio necessário aos turistas que desejam vir ao Brasil e afirmou que não acredita que o número de viagens irá diminuir por causa das regras mais rígidas.
Segundo números do Ministério do Turismo que se referem a 2009, a Espanha é o nono país que mais manda turistas para o Brasil: foram 174.526 naquele ano, ou 3,63% do total. Na primeira posição está a Argentina, com 1,2 milhão de viajantes – 25% do total.

Por: Mayara Vigato
Fonte: UOL
Foto: Google
02 de Abril de 2012
13:00 p.m. P.D.T.

Share:

Leave a reply