Cartas ameaçam congressitas de ataque biológico

127
0
Share:

WASHINGTON, (BDCi) — Três integrantes do Congresso receberam cartas ameaçadoras contendo um pó suspeito que se provou inofensivo, mas o FBI advertiu nesta quarta-feira (22) que outras podem estar a caminho. As cartas, postadas no Estado de Oregon, advertiram que outras 100 cartas foram enviadas e que 10 delas continham um agente patogênico mortal, disse um agente do FBI.

Pelo menos duas das cartas já recebidas, uma por um senador e outra por um deputado, continham um pó suspeito. Testes mostraram que o produto era inofensivo, segundo o chefe da segurança no Senado, Terrance Gainer. Em comunicado aos congressistas, ele não especificou o que foi encontrado numa terceira carta.

Na notificação Gainer advertiu que o remetente “indicou que outras cartas contendo uma substância em pó chegarão em mais gabinetes do Senado e que algumas podem conter material nocivo real.” O comunicado pediu atenção redobrada para cartas postadas no Oregon.

Os agentes federais disseram que algumas das cartas apresentaram um discurso contra o governo e Wall Street, exigem o fim do dinheiro corporativo, do lobby na política americana, o fim da pessoa jurídica e pedem uma nova convenção constitucional. As cartas foram assinadas como “MIB”.

A polícia de Nova York foi informada sobre as cartas recebidas por algumas organizações de mídia e alertou o FBI e a polícia do Capitólio. As cartas à mídia não continham qualquer substância suspeita. Organizações e programas de televisão que receberam as cartas foram: The Daily Show, com Jon Stewart; The Colbert Report; Washington Post; New York Times; USA Today; NPR; Chicago Tribune; Los Angeles Times; Seattle Post-Intelligencer; MacNeil/Lehrer Productions; This Week, com Christiane Amanpour; Countdown, com Keith Olbermann; e Fox News.

Desde 2001 houveram inúmeros alertas sobre envelopes que conteriam antrax ou outras substâncias perigosas, mas que depois foram descobertos como falsos. “A investigação está em curso. Os resultados preliminares indicam que o pó é inofensivo”, disse o porta-voz do FBI de Nova York, Peter Donald. Mesmo assim o FBI segue trabalhando no caso.

Por: Josi Chevalier
Fonte: Reuters
Foto: Google
22 de Fevereiro de 2012
10:23 pm PT

Share:

Leave a reply