Segurança: Ciclistas ganham apoio local

225
0
Share:
Proteção para ciclistas em Los Angeles
LOS ANGELES, CA (BDCi) –Los Angeles pretende tornar mais fácil e segura a vida dos ciclistas e motoristas. Quem pedala pela cidade constata o que acabou de sair do papel: um projeto do prefeito da cidade, Eric Garcetti, que visa reduzir acidentes e mortes. Semelhante aos sinais para carros e pedestres, agora os semáforos trazem também luzes em forma de bicicleta para indicar quando o sinal está aberto para o ciclista.
LA Street Org

LA Street Org

Os primeiros sinais de trânsito específicos para ciclistas, bem como um novo trecho de ciclovias protegidas, encontram-se entre as ruas Alameda e First Street. Estes trechos  foram escolhidos porque representam um elo crítico entre o Civic Center e Union Station.

O projeto custou 775 mil dólares e incluiu os quatro primeiros sinais para ciclistas da cidade, as ciclovias protegidas, as novas plataformas de trânsito para ônibus, a reforma de ruas e novas faixas de pedestres.

“Nossa esperança é que, com as ruas mais bem organizadas e uma conexão de alta qualidade para os pedestres, ciclistas e motoristas, podemos oferecer maior segurança e melhor conscientização, assim podemos garantir que as pessoas se sintam mais confortáveis e usem o transporte para o centro cívico”,  disse o porta-voz da prefeitura de Los Angeles.

Um problema particular nas ruas onde se misturam todos os tipos de veículos é que, ao dobrar à direita, veículos e bicicletas estarão no mesmo lugar ao mesmo tempo, e isso pode se tornar confuso.

Outro problema para os ciclistas é o tráfego de passagem para chegar à faixa da esquerda. Para isso, caixas indicando seta à esquerda, marcadas em verde-claro, vão dar aos ciclistas um lugar seguro para ir.

Os moradores de LA podem não estar familiarizados com sinais de trânsito voltados à ciclistas, mas a ideia tem sido implantada em outras grandes cidades, incluindo Washington D.C., Nova York, San Francisco, Portland e Seattle.

Por enquanto, os funcionários do setor de transportes estão monitorando as mudanças de perto para ver como elas funcionam, uma espécie de  “laboratório de aprendizagem”.

O que você acha deste novo projeto? Deixe sua opinião e venha pedalar em Los Angeles com a gente!

Matéria de Janete Weinstein e Sabrina Castilhos. Siga-nos no facebook e instagram para fotos exclusivas da Califórnia.

Share:

Leave a reply