Cidade na Califórnia onde respirar pode custar a vida

347
0
Share:

AVENAL,CA (BDCi) — Nem tudo na Califórnia é paradisíaco. Ao norte de um dos estados mais cobiçados por turistas de todo o mundo, fica um vale de ventos quentes chamado San Joaquim onde respirar pode custar a vida.

A pequena cidade de Avenal, fica localizada no “Valley Fever”, ou febre do vale, está no centro da epidemia da coccidioidomicose – uma doença causada pela inalação de minúsculos fungos que normalmente residem no solo. A paisagem é seca onde a neblina constante paira no horizonte, escondendo as montanhas ao fundo. Um ar de lugar esquecido.

Segundo especialistas “o local perfeito para essa epidemia silenciosa”

O centro de controle de doenças dos Estados Unidos, CDC, descreve a febre do vale como uma epidemia silenciosa, Mais de 22 mil novos casos da infecção foram registrados em todo o país em 2011, a maioria no sudoeste. Embora dois terços dos infectados não sofram os sintomas, e a doença não seja contagiosa, cerca de 160 pessoas morrem a cada ano quando o fungo passa dos pulmões para o cérebro.

“Você respira pelo nariz, e tentar não inalar tanta poeira. Trabalhei nos campos por muito tempo, meu pai administrava algumas plantações por aqui, e a gente usava bandanas como precaução.” diz o morador da cidade Enrique Jimenez.

Segundo os médicos não há nada que se possa fazer para diminuir o risco. Máscaras, por exemplo, não impedem nem um único fungo de ser inspirado. Mas a conscientização sobre a doença aumenta as chances de um diagnóstico precoce, resultando em tratamentos eficientes.

“Uma vacina atualmente sendo produzia não chegará a etapa de testes clínicos, a menos que apareçam voluntários dispostos a testá-la”, diz Garry Cole, professor de biologia na Universidade do Texas.

Segundo Cole, outra vacina que tem sido desenvolvida com sucesso, pode não ser concluída por falta de investimento.

Share:

Leave a reply