Com uma hora de patinação, você pode queimar 500 calorias

500
0
Share:

Parece brincadeira de criança, mas colocar um par de patins nos pés e ir divertir-se pela rua ou no gelo pode ser, também, um ótimo exercício físico. Apesar de ter cara de diversão, patinar é uma atividade física intensa, que requer coordenação motora e força nas pernas. E a boa notícia é que ainda dá para emagrecer. Em uma hora, você pode queimar até 500 calorias.

A vendedora Nathállia Ferreira patina há nove anos e conta que sempre que pratica o exercício, principalmente no gelo, percebe mudanças no seu corpo. “A perna e o bumbum ficam mais definidos e eu sinto que trabalho todo o corpo. Eu patino por diversão, porque gosto muito da atividade”, conta Nathállia.

Natalia Ferreira, 18, recebendo orientações do professor de educação física, Beto Passos, sobre os benefícios da patinação no gelo - Editoria: Vida - Foto: Gabriel Lordêllo
Nathállia Ferreira sentiu a perna e o bumbum mais definidos com a patinação

O professor da academia BodyTech, Beto Passos, explica que essas mudanças ocorrem porque o movimento da atividade trabalha os músculos da perna, glúteo e abdômen. “A patinação é considerada uma atividade cardiorrespiratória, como a corrida e a bicicleta. Por isso, ela também ajuda a queimar calorias e emagrecer”, explica o professor.

Ele também explica que, além de ajudar a garantir curvas mais torneadas, o exercício é um forte aliado da postura. “Como a pessoa fica em uma base instável, com um ponto fixo muito pequeno sob os pés, ela tem que estar com a musculatura forte e em equilíbrio. Isso ajuda muito a melhorar a postura”, garante o professor.

Os benefícios, ele garante que são os mesmos para a patinação no gelo e a in-line (com rodinhas). Então, você também pode aproveitar os dias de calor para dar uma volta na rua, ou no calçadão da praia.

A estudante Aline Coelho, 19 anos, começou a patinar há pouco tempo. “Eu parei de fazer academia e queria algo para reforçar a atividade aeróbica. Estou gostando muito”, diz Aline.

foto: Carlos Alberto Silva
Natalia Ferreira, 18, recebendo orientações do professor de educação física, Beto Passos, sobre os benefícios da patinação no gelo - Editoria: Vida - Foto: Gabriel Lordêllo
Aline Coelho optou pela patinação para reforçar a atividade aeróbica

Proteção

Beto explica que não há restrições de idade para a atividade, desde que o praticante esteja saudável. Para os iniciantes, o professor lembra que é imprescindível o uso de equipamentos de proteção, como capacete, joelheira e munhequeira. Assim, você não se machuca se cair.

Quedas à parte, patinar também é uma forma de combater o estresse. Então, se estiver com algum problema no trabalho, experimente colocar os patins nos pés e ir para a rua.

Comece hoje

Mais fôlego
Resistência –Patinar melhora a resistência física e o sistema cardiorrespiratório

Emagreça
Até 500 calorias – Andar sobre as rodinhas também ajuda no controle do peso. Em uma hora de patinação, é possível queimar até 500 calorias

Coordenação motora
Equilíbrio – Patinando você também trabalha a coordenação motora e ganha mais flexibilidade, equilíbrio e agilidade

Pernas e bumbum
Fortaleça – Quer deixar pernas e bumbum mais durinhos? Patine pelo menos 4 vezes por semana. O exercício fortalece a musculatura dos membros inferiores

Costas e abdômen
Definidos – As costas e a barriga também ganham mais definição com os movimentos da patinação

Tchau, estresse
Menos ansiedade – Por ser uma atividade lúdica, patinar também é uma ótima ferramenta de combate ao estresse e à ansiedade.

 

FONTE: http://gazetaonline.globo.com

Share: