Consulados e Embaixadas brasileiras entram em greve

Share:

Los Angeles, CA (BDCi) — Funcionários dos consulados e embaixadas brasileiras entram mais uma vez em greve reivindicando ajustes salariais para todos os postos e alguns direitos trabalhistas.

REIVINDICAÇÕES:

  • Negociação imediata com a AFLEX para reajuste salarial em todos os postos com salários congelados há mais de 3 anos, revisão dos salários nos países onde estão aquém da função exercida e criação de normas que regulamentem uma política salarial.
  • Aprovação do Projeto de Lei, PLS 246/2013, em tramitação no Congresso Nacional desde julho de 2013, que visa obtenção de patamares mínimos, justos e dignos de contratação;
  • Direito à liberdade de expressão, à liberdade política, à livre representação de classe e o cessamento imediato de perseguições, assédios e ameaças de demissão aos dirigentes da AFLEX;

 

De acordo com a AFLEX – Associação Internacional dos Funcionários Servidores Locais do MRE no Mundo, desde 2011 que a organização tem tentado sensibilizar o MRE sobre essa situação através de diversos canais de diálogo. Desde então, o MRE recebeu inúmeros pedidos de reajustes salariais de funcionários de diversos postos em vários países, endossados pelos próprios chefes dos Postos.

“Além das solicitações de reajuste salarial não serem atendidas, ainda temos sofrido perseguições a diretores de nossa associação, e suspensões arbitrárias.” disse a associação em nota a imprensa.

O Itamaraty entretanto, diz que tudo vai funcionar durante a paralisação. Já os Consulados dizem que não. MRE comunica à imprensa que o atendimento será normal. Os postos atingidos publicam em suas homepages oficiais uma outra versão.

Em uma nota a imprensa o MRE disse que não haverá interrupção no expediente e no atendimento ao público porque os postos afetados pela greve “tomarão as medidas cabíveis” para garantir o atendimento. ” Se necessário, funcionários de outros setores serão deslocados para realizar o trabalho.”
Entretanto, nas páginas oficias dos Consulados e Embaixadas, a versão é outra, como se vê nos exemplos abaixo:
Um “sim” do Itamaraty as vezes é um “não”. E um “não” muitas vezes é um “sim”. Ou um “talvez”. Ou muito pelo contrário. Ou não.

Consulado-Geral em Nova York:

“Os auxiliares locais do Consulado-Geral em Nova York paralisarão suas atividades em 13 e 14 de maio, terça e quarta-feira, a exemplo do que ocorrerá em outras cidades do mundo. Nesses dias, o Consulado-Geral em Nova York, portanto, priorizará os serviços emergenciais de assistência a brasileiros. […]”

http://novayork.itamaraty.gov.br/pt-br/News.xml

Consulado-Geral em Frankfurt:

“Em virtude da paralisação dos Funcionários Contratados Locais nos dias 13 e 14 de maio de 2014, o Consulado-Geral em Frankfurt funcionará naquela data apenas em regime de plantão para o trato de questões comprovadamente emergenciais. Ante o que precede, solicita-se ao público em geral evitar, na medida do possível, a solicitação dos serviços regulares desta Repartição Consular naqueles dias. […] “

http://frankfurt.itamaraty.gov.br/pt-br/News.xml

Consulado-Geral em Paris

Em pleno horário de atendimento, o Consulado-Geral de Paris
está com as portas fechadas!

“Os funcionários locais do Consulado-Geral do Brasil em Paris, em solidariedade à Associação Internacional dos Funcionários Servidores Locais do Ministério das Relações Exteriores, paralisarão suas atividades nos próximos dias 13 e 14 de maio. Dessa forma, não haverá atendimento ao público durante os próximos dois dias. Para os casos de emergência, o telefone de plantão do Consulado-Geral é 06 80 12 32 34.”

http://cgparis.itamaraty.gov.br/pt-br/News.xml

Consulado-Geral em Montreal

“Os funcionários locais do Consulado-Geral do Brasil em Montréal, em solidariedade à Associação Internacional dos Funcionários Servidores Locais do Ministério das Relações Exteriores, paralisarão suas atividades nos próximos dias 13 e 14 de maio. Desta forma, não haverá atendimento ao público durante os próximos dois dias. Para os casos de emergência, o telefone de plantão do Consulado-Geral é 514-912-0012.”

http://montreal.itamaraty.gov.br/pt-br/News.xml

Consulado-Geral em São Francisco

“O Consulado ficará fechado para o atendimento ao público nos dias 13 e 14 de maio de 2014, em razão de greve dos funcionários locais por convocação da Associação Internacional dos Funcionários Locais do MRE – AFLEX (http://aflex.org).

Lamentamos pelo incoveniente.”

http://saofrancisco.itamaraty.gov.br/pt-br/News.xml

Consulado-Geral em Bruxelas

“Os funcionários do Ministério das Relações Exteriores que são contratados nos termos da legislação dos países em que trabalham paralisarão suas atividades em 13 e 14 de maio, terça e quarta-feira, em diversas cidades do mundo.

O Consulado-Geral em Bruxelas, portanto, prestará apenas serviços emergenciais de assistência a brasileiros.

[…]

Lamentamos informar, por fim, que não poderemos aceitar novas solicitações de serviço até quinta-feira, 15 de maio.”

http://cgbruxelas.itamaraty.gov.br/pt-br/News.xml

Consulado-Geral em Hartford

“Tendo em vista a Paralisação de Advertência dos funcionários locais, nos dias 13 de 14 de Maio, Terça e Quarta-Feira, o Consulado Geral em Hartford será obrigado a funcionar em regime de plantão, atendendo unicamente casos emergenciais.

Solicitamos a compreensão do público para esta circunstância inesperada e excepcional, cujo impacto sobre a capacidade de atendimento aos demandantes será inevitavel, mas cuja solução escapa aos nossos limitados meios disponiveis.”

http://hartford.itamaraty.gov.br/pt-br/News.xml

Consulado-Geral em Los Angeles

“On May 13 and 14 the Consulate will be closed to the public. No new VISA applications will be filed.
If you have been instructed to pick up your Brazilian VISA on one of those two days, but you are unable to come on a later date, please send an e-mail to emergency.losangeles@itamaraty.gov.br.”

http://losangeles.itamaraty.gov.br/en-us/News.xml

“Em caráter excepcional, não haverá atendimento ao público nos dias 13 e 14 de maio de 2014.
Número do celular de plantão 24 horas (apenas para emergências que não possam esperar até o dia 15 de maio): 1(213) 453-1084.”

http://losangeles.itamaraty.gov.br/pt-br/News.xml

Consulado-Geral em Atlanta

“Em virtude de paralisação de um grupo de contratados locais, nos dias 13 e 14 de maio, o Consulado Geral funcionará com equipe reduzida. Nesse contexto não será posssível, em todos os casos, processar os documentos no mesmo dia. O Consulado atenderá casos emergenciais e receberá documentação para processamento posterior.

O Consulado Geral conta com a compreensão do público. “

http://atlanta.itamaraty.gov.br/pt-br/News.xml

Share: