Dia mundial de dizer não a violência contra a mulher

158
0
Share:

BRASIL (BDCi) — Nesta sexta-feira(25) é celebrado o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. O dia homenageia três irmãs ativistas políticas latino-americanas (Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal) que foram assassinadas em 1961 pela ditadura de Leonidas Trujillo (1930-1961), na República Dominicana.

A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999.

Segundo a Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), atualmente existem 889 serviços especializados para atender mulheres vítima de violência, sendo 464 delegacias, 165 Centros de Referência, 72 Casas-Abrigo, 58 defensorias e 21 promotorias especializadas, além de 12 serviços de responsabilização e educação do agressor.

Acompanhe o BDCi News também pelo twitter e pelo facebook.

Para a delegada Sueli Murat, o mais importante é a mulher conseguir tomar coragem para denunciar o agressor, que geralmente está dentro de casa:”Quase sempre o agressor tem relação afetiva ou de parentesco com a vítima. É preciso tomar coragem para quebrar esse ciclo de violência, que aumenta cada vez mais”, explicou a delegada.

Em 2006, foi criada a Lei Maria da Penha, foi um marco importante para o combate à violência contra a mulher, diz a delegada Sueli Murat, titular da Delegacia Especial de Atenção à Mulher (DEAM).

A lei foi criada para encorajar mulheres a denunciar a violência no ambiente doméstico, evitando assim a repetição de casos que ficaram famosos na Justiça brasileira, como o crime cometido pelo cantor Lindomar Castilho, em 1981; a morte da atriz Daniella Perez, o assassinado cometido por Pimenta Neves, a morte de Mércia Nakashima e o desaparecimento de Eliza Samudio.

A Polícia Civil prepara uma agenda especial com palestras e eventos até o dia 5 de dezembro, para conscientizar a população e, especialmente, as vítimas desse tipo de crime de que é preciso procurar as autoridades competentes.

Por Janete Weinstein
Fonte: JB, ONU, UOL
Imagem: ONU
25 de novembro de 2011

Share:

Leave a reply