Dicas para administrar seu orçamento

340
0
Share:

É tão fácil gastar dinheiro. Afora despesas básicas como luz, telefone, aluguel, temos que cuidar da aparência, da saúde, da cabeça, e, claro, do lazer, porque ninguém é de ferro. Mas é preciso saber gastar. Se exageramos o salário vai embora antes de terminar o mês e a possibilidade de construir uma poupança fica cada vez mais longe. O que fazer então?

Calma! Ao invés de sair correndo atrás de empréstimos milagrosos que deixam você ainda mais endividada, procure soluções ao seu alcance. Não precisa ser expert em finanças. Um pouco de organização e pesquisa pode ajudar – e muito – a viver melhor com o que você ganha e pensar no futuro.

Veja aqui três passos para administrar seu orçamento:

1) Traçar objetivos – A professora de finanças Myriam Lund explica que o grande segredo para fazer render o dinheiro e gastar melhor é ter objetivos. “A mulher deve decidir o que quer para a vida dela a curto, médio e longo prazo e se organizar para alcanças as metas. Não adianta usufruir hoje e deixar faltar lá na frente” sentencia a economista.

2) Colocando em prática – Depois de traçar seus objetivos, destine uma parte do seu salário a eles. Assim que receber, pegue determinada quantia e separe. Guarde, de preferência, onde possa render. É aí que vem a segunda parte do planejamento.

3) Os limites – Trace limites para seus gastos. Uma boa dica é fazer um planejamento semanal de quanto você pode dispor. Por exemplo, se sobraram 1000 reais do seu salário, divida por quatro e você tem o dinheiro que deveria usar a cada sete dias. Aí entra o malabarismo. No começo pode ser difícil, mas com determinação dá certo.

Sempre há uma maneira de amenizar as cifras. Quando as dicas estiverem no sangue, você pode partir para uma outra empreitada: ficar rica! Mas esse é assunto para a próxima matéria. E você, qual a sua maneira de economizar e chegar ao fim do mês sem entrar no vermelho?

Fonte: http://www.bolsademulher.com

Share: