Dilma receberá vice-presidente dos EUA durante a Copa do Mundo

224
0
Share:

Do G1

A presidente Dilma Rousseff receberá o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante a Copa do Mundo. De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência, as duas autoridades conversaram por telefone por cerca de 25 minutos nesta quinta-feira (8) para agendar o encontro durante o mundial da Fifa.

Ainda segundo o comunicado da Presidência, Biden vai vir ao Brasil para assistir a partida entre Estados Unidos e Gana, no dia 16 de junho, na Arena das Dunas, em Natal (RN).

No dia seguinte, o norte-americano será recebido por Dilma e pelo vice-presidente  Michel Temerno Palácio do Planalto. “Ficarei honrada com a visita, que só aumenta o prestígio do Brasil”, teria dito Dilma ao vice de Barack Obama, conforme relatou a nota oficial.

Em abril, a representação diplomática norte-americana já havia informado que Biden viria ao Brasil assistir a um dos jogos da seleção dos EUA na Copa do Mundo.

Espionagem
As relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos ficaram estremecidas depois que vieram à tona denúncias de que agências de inteligência norte-americanas monitoraram conversas e mensagens de autoridades e cidadãos brasileiros. A própria presidente Dilma foi vítima da espionagem.

Em setembro, a chefe do Executivo brasileiro cancelou uma viagem de Estado que faria a Washington em razão do desconforto diplomático causado pelas revelações do ex-técnico da CIA Edward Snowden. Por conta do episódio, os governos do Brasil e da Alemanhapropuseram a Organização das Nações Unidas (ONU) regras de privacidade na internet

Share: