Diretora premiada lança seu 4° curta “Nada Além de Hoje” nos EUA

458
0
Share:
LOS ANGELES, CA — No próximo dia 9, às 17h, a cineasta Gabby Egito pisa mais uma vez em um tapete vermelho em Hollywood. Seu curta-metragem “Nada Além de Hoje” (Taken For Granted) é o quarto lançado por ela nos três anos e meio em que mora nos EUA. A estréia acontece no teatro LAFS, dentro da programação do Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), no qual a roteirista e diretora ganhou o prêmio de Melhor Curta de LA ano passado com o suspense “Coisado” (Stuffed).
“Estou muito feliz. Me sinto honrada de participar pelo terceiro ano consecutivo do LABRFF, sempre com um filme novo, nessa vitrine sem igual não só para as produções que vêm do Brasil mas também para os brasileiros que fazem cinema na América”, diz a diretora, que já ganhou quatro prêmios e recebeu duas indicações por seus filmes em competições internacionais de leste a oeste dos EUA.
“ Nada Além de Hoje ” é um drama psicológico que recria o último dia da vida da dona de casa Martha Michaels (atriz Ilka Urbach, nascida na Alemanha) através de flashbacks e depoimentos das pessoas que a conheciam, mesclando técnicas de ficção e documentário na narrativa. À medida em que as peças do quebra-cabeças se encaixam, segredos surpreendentes vão sendo revelados.
O título original, “Taken For Granted”, é uma expressão inglesa de difícil tradução para o português. Significa não dar o valor merecido a alguém por acreditar que essa pessoa é parte integrante da nossa vida de modo irrevogável. Ou seja, a presença dela é tão tida como líquida e certa que acabamos por não dar a devida importância, mesmo sem necessariamente ter a intenção de subestimar o outro.
OLHAR BRASILEIRO
Apesar de ser totalmente falado em inglês e estrelado por elenco americano, Gabby ressalta que o filme evoca um aspecto característico do imaginário brasileiro, que é o de procurar viver no momento presente, valorizando ao máximo a convivência com quem nos cerca. “É o meu olhar brasileiro sobre o tema universal da superficialidade e da falta de conexão entre as pessoas nesse mundo frenético atual. Eu queria falar sobre a transitoriedade da vida”, resume a cineasta. Assista ao trailer em http://vimeo.com/gabbyegito/tfgtrailer.
Depois da estréia, “Nada Além de Hoje” percorre o circuito de festivais nos EUA. “Provavelmente vamos a Utah e Nova Jersey em outubro, ainda estamos confirmando as datas”, conta a diretora. Ela tem também outros filmes viajando. A comédia “Shtarkers: Tough Guys”, da qual Gabby é produtora associada e montadora, acaba de ser exibido no Dragon*Con Independent Film Festival, em Atlanta, na Geórgia. E o seu filme mais premiado, “Coisado”, participa de mostras competitivas em Hollywood e São Francisco até novembro.
Gabby chegou à California em 2010, vinda de São Paulo, para estudar cinema com bolsa por mérito artístico na filial da New York Film Academy localizada nos estúdios da Universal. Hoje com dois curtas premiados no currículo e participação em mais de 20 festivais internacionais, ela é agenciada pelo americano Brent Travers, que também cuida da carreira internacional de estrelas do cinema nacional como o ator Wagner Moura e o diretor Afonso Poyart (“Dois Coelhos”). A cineasta atualmente desenvolve os roteiros de seu primeiro longa-metragem e de uma série de TV.
VITRINE
O Los Angeles Brazilian Film Festival, que terá como mestre de cerimônias a atriz e apresentadora Babi Xavier, começa no domingo (07/09), às 20h, com a exibição da comédia “Colegas” no teatro Linwood Dunn, pertencente à Academia do Oscar. O longa, dirigido por Marcelo Galvão, é estrelado pelos atores Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola, todos portadores da Síndrome de Down, e conta as aventuras desse trio que rouba um carro e foge do instituto onde mora, botando o pé na estrada para realizar seus sonhos.
A competição inclui cinco longas, dois documentários e cinco curtas realizados no Brasil, além de outros seis rodados nos EUA, dentre os quais o de Gabby Egito. A sexta edição do festival fundado pelo casal Meire Fernandes e Nazareno Paulo se encerra na quarta à noite (11/09), no teatro LAFS, com a entrega de prêmios e estréia nos EUA da comédia cearense “Cine Holliúdy”. O filme, escrito e dirigido por Halder Gomes e estrelado por Edmilson Filho, tem sido fenômeno de público desde o lançamento nos cinemas brasileiros em agosto.
LANÇAMENTO
Filme: “Nada Além de Hoje” (“Taken For Granted”, Brasil/EUA, 2013, 11 min.)
Roteiro Produção, Direção e Montagem: Gabby Egito (Brasil)
Trilha Sonora: Gabriel Dib (Brasil)
Fotografia: Andras Balogh (Hungria)
Elenco: Ilka Urbach, Michael Nicklin, Brenna Rhea, Terri Crawford e Michael McAdam.
SERVIÇO
Evento: Los Angeles Brazilian Film Festival
Quando: 8 a 11 de setembro
Onde: Linwood Dunn (08/09) e teatro da Los Angeles Film School (09 a 11/09), ambos em Hollywood.
Ingressos: $12 por sessão, exceto noites de abertura ($75 o passe para todas as sessões e Opening Gala) e encerramento ($30).
Mais informações: www.labrff.com
 
Share:

Leave a reply