Empresa brasileira multada por lixo importado dos EUA

176
0
Share:

PERNAMBUCO, BRASIL (BDCi) — A Império do Forro de Bolso, empresa têxtil pernambucana, foi multada em R$ 6 milhões pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por importar toneladas de lixo hospitalar dos Estados Unidos.

Ao proibir a empresa pernambuca, o Ibama penalizou as três unidades – Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Toritama – em R$ 2 milhões cada, devido ao dano causado ao meio ambiente. O navio que fez o transporte também está sendo multado com o mesmo valor.

O primeiro contêiner chegou ao Porto de Suape no dia 11 de outubro e o segundo no dia 13. Ambos contendo 23 toneladas de lençóis sujos, seringas, luvas usadas, cateteres, toalhas de banho, batas, pijamas e roupas de bebê com identificação de vários hospitais norte-americanos.

“As medidas todas já foram tomadas, tanto do ponto-de-vista da Vigilância Sanitária aqui no Brasil, quanto também da Polícia Federal brasileira, que está investigando o caso detalhadamente, e já tem nessa investigação a parceria da polícia federal americana, da polícia internacional, para que se descubra claramente quem são os responsáveis deste crime” – disse o ministro da Saúde brasileira Alexandre Padilha.

De acordo com Receita Federal, o destino da carga deve ser definido ainda essa semana apesar de, teoricamente, ter de ser incinerada. O Ibama se posicionou oficialmente para que o lixo hospitalar seja enviado de volta aos Estados Unidos.

Matéria: Samanta Kelly dos Santos
Edição: Janete Weinstein
Imagem: Hans Von Manteuffel/ Agência O Globo
Fontes: Correiro Braziliense, O Globo
24 de Outubro de 2011
10:36 a.m. PTD

Share:

Leave a reply