Estudante brasileira morre de meningite em Los Angeles

520
0
Share:

LOS ANGELES (BDCi) — A estudante brasileira, Bianca Strake, de 19 anos, faleceu na última sexta-feira (01), em Los Angeles, após ser diagnosticada com meningite bacteriana.

Bianca tinha acabado de voltar para os Estados Unidos, após passar umas curtas férias em sua cidade natal, São Paulo. Segundo fontes, ela não havia sentido nenhum sintoma da doença até quarta-feira (29).

Logo em seguida, a jovem se queixava de dores de cabeça e rigidez na nuca, além de febre alta e vômitos. Naquele momento, Bianca e seu namorado, Scott Mann, achavam que o mal estar não passava de uma simples intoxicação alimentar.

Na quinta-feira, Strake foi levada para o hospital mais próximo em estado crítico e entrou em coma pouco depois. Não resistiu e faleceu na sexta a noite (01), vítima da forma mais grave da bactéria.

Família, amigos e a comunidade brasileira em Los Angeles ainda estão chocados com sua morte.

De acordo com o Consulado Brasileiro em Los Angeles, a família está fazendo todos os trâmites para o processo de repatriamento do corpo da jovem, que será levado ao Brasil em breve.

Um memorial público em sua homenagem será realizada em Redondo Beach, CA na quarta-feira 06 de julho.

BDCi entrou em contato com a família e amigos mais próximos que preferiram não se pronunciar,

A meningite é causada principalmente por microorganismos como bactérias, vírus, parasitas e fungos. Esses microorganismos infeccionam o sangue e o líquido cefalorraquidiano (LCR), que tem a função de absorver choques e proteger o cérebro e a medula espinhal contra danos.

Quando uma bactéria ou um vírus consegue vencer as barreiras de proteção do organismo e instalar-se nas meninges, estas se inflamam e infeccionam, dando origem à meningite.

A doença também pode desenvolver a partir de causas não infecciosas, incluindo determinadas doenças como AIDS, câncer, diabetes, lesão física ou por determinados medicamentos que enfraquecem o sistema imunológico do corpo.

Os sintomas da meningite bacteriana podem aparecer rapidamente ou durante vários dias. Normalmente se desenvolvem dentro de 3-7 dias após a exposição.

A meningite bacteriana é geralmente mais grave que a meningite viral. Ela pode provocar graves seqüelas, como danos cerebrais, perda auditiva e amputação de membros. A doença é caracterizada por um início súbito de febre, dor de cabeça e rigidez na nuca. É muitas vezes acompanhada de outros sintomas, tais como: náuseas, vômitos, sensibilidade à luz (fotofobia) e estado mental alterado.

Se você acha que pode ter meningite ou conhece alguém que apresente os sintomas, consulte um médico o mais rápido possível.

By Janete Weinstein, Adrianna Lobo & Diego Diaz
Source: Centers for Disease Control and Prevention
Photo: Bianca and her boyfriend, Scott Mann, from Facebook
July 5, 2011
3:16 p.m. PDT

Copyright 2011 BDCi News. All rights reserved. This material may not be published, broadcast, rewritten or redistributed without consent or permission.

Share:

Leave a reply