EUA já fecharam mais de 150 túneis ilegais

181
0
Share:

WASHINGTON (BDCi) – Mais de 150 túneis clandestinos, usados pelo narcotráfico e para a entrada de imigrantes ilegais, foram descobertos nos últimos vinte anos na fronteira entre o México e os Estados Unidos. e seu nível de sofisticação vem aumentando, disse nesta quarta-feira (15).

O diretor da agência de imigração e alfândega IC, James Dinkens afirmou que “o número de túneis só tem aumentado desde a descoberta do primeiro deles, em 1990.

Durante uma audiência no Senado americano, a senadora democrata do estado da Califórnia, Dianne Feinstein, anunciou que na quinta-feira (16) será introduzido um projeto que visa reforçar a lei contra os túneis, promulgada em 2006, para que a construção ou financiamento dos túneis sejam caracterizados como conspiração.

“A metade dos túneis através dos quais grupos de traficantes introduzem carregamentos ilegais ou de pessoas aos Estados Unidos têm sido localizados entre a Califórnia e o estado mexicano de Baja Califórnia”, afirmou a promotora do distrito sul da Califórnia, Laura Duffy.
Segundo os EUA, os túneis chegam a ter centenas de metros e alguns possuem complexos sistemas de transporte interno e de ventilação.

“Há uma penetração muito séria via Estados Unidos (…). Estes túneis podem atravessar uma quantidade enorme de pessoas”, disse Feinstein, que dirige o grupo do Senado contra o narcotráfico.

By: Adrianna Lobo
Source: AFP
June15th, 2011

Share:

Leave a reply