FDA aprova novo medicamento contra o cancer

164
0
Share:

MARYLAND, USA (BDCi) — As autoridades americanas aprovaram um novo medicamento para tratar o carcinoma de células basais, forma mais comum de câncer de pele que não costuma ser letal, mas pode se expandir se não for tratado.

O novo medicamento, Erivedge (vismodegib), é fabricado pelo laboratório Genetech, filial americano da gigante farmacêutica suíça Roche e foi aprovado pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA).

Este medicamento é o primeiro efetivo em pacientes cujo carcinoma se expandiu tanto localmente quanto para outras partes do corpo, ou inclusive ter provocado metástase.

Um teste com 96 pacientes mostrou que 30% das pessoas com metástase mostraram uma remissão parcial depois de usar o medicamento, uma pílula ingerida uma vez por dia. Entre os pacientes cujo câncer tinha se expandido localmente, 43% tiveram remissão total ou parcial das lesões.

O medicamento inibe as vias moleculares envolvidas no câncer, como a via Hedgehog, disse Richard Pazdur, diretor do Departamento de Produtos de Hematologia e Oncologia do Centro de Avaliação e Pesquisa da FDA. “O medicamento é para pacientes com carcinomas de células basais avançados, mas que não são candidatos para cirurgia ou radioterapia e para pacientes cujo câncer se expandiu para outras partes do corpo”, concluiu.

Anualmente são diagnosticados nos Estados Unidos mais de um milhão de novos casos de carcinomas de células basais, porém menos de 1.000 são fatais, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

Por: Josi Chevalier
Editado por Mariana Knabben
Fonte: AFP
Foto: AFP
01 de Fevereiro de 2012
10: 55 a.m. PST

Share:

Leave a reply