Conheça os efeitos da ansiedade na saúde do corpo e da mente

907
0
Share:

Você fica nervosa, preocupa-se com tudo, quer fazer logo o que aparece na frente ou sente medo de que algo não dê certo. Esse conjunto de sensações tem nome: ansiedade.

Num grau controlável, é encarada como um sinal de alerta que deixa o corpo em estado de atenção para lidar com situações de perigo. Mas, quando passa o limite e compromete o bem-estar, levando ao estresse e ao surgimento de outros problemas psicológicos, é tida como doença. A origem do transtorno de ansiedade nem sempre é conhecida, o que piora ainda mais a angústia de quem sofre disso.

Sofrendo com ansiedade

Fobias e TOC
Em graus elevados, a ansiedade pode evoluir para outros transtornos, como:

· Pânico: a pessoa entra num estado de pavor que provoca tremores, palpitações, tontura e medo de morrer.
· Fobia social: medo constante de situações sociais como reuniões e até festas.
· TOC: pensamentos persistentes e manias, como ter certeza de que as mãos estão limpas ou organizar os talheres da gaveta todos os dias.

Quilinhos extras

A ansiedade afeta diretamente os ponteiros da balança. É que as emoções disparam um desejo incontrolável de atacar a geladeira e comer tudo o que estiver pela frente, principalmente alimentos hipercalóricos, ricos em carboidratos e açúcar. Essas guloseimas agem como calmantes, atuando no nível de serotonina, uma substância que estimula a sensação de bem-estar.

Freio geral
É como se a vida parasse. A pessoa ansiosa acha que é incapaz de fazer tarefas cotidianas, prefere se esquivar das responsabilidades e, aos poucos, deixa os compromissos sociais de lado.

Sintomas

A ansiedade está na cabeça, mas o corpo também reage a ela, por meio de:

· Dores abdominais
· Diarreia e náusea
· Mãos frias
· Vertigem
· Boca seca
· Tensão muscular
· Respiração acelerada
· Tremores
· Inquietação

Cuidados com a alimentação

O que pode:

· Salmão, atum
· Banana, manga, acerola, limão
· Arroz integral, cereais

O que não pode:

• Café e refrigerantes
• Bebidas alcoólicas
• Carboidratos refinados

Tratamento

Psicoterapia: o melhor caminho

Quando as crises começam a atrapalhar a vida e a saúde da pessoa é o momento de procurar ajuda médica. A psicoterapia é o tratamento mais indicado para o transtorno de ansiedade. Em casos severos, também são receitados medicamentos.

 
Share: