Flexibilidade: Um importante ingrediente para o sucesso

845
0
Share:
Flexibilidade Emocional

Somos todos aprendizes neste maravilhoso Planeta, e, para mim,  o maior encanto de viver é justamente observar com atenção as surpresas e lições que me acontecem.  E uma das aprendizagens mais importantes que procuro aplicar na minha caminhada, tanto pessoal quanto profissional, é o exercício da flexibilidade. Não é nada simples,  principalmente pela velocidade assustadora das mudanças, em todos os campos – comportamentais, culturais, tecnológicos, etc.

Entretanto, mesmo sendo um treinamento complicado, é importante que você tenha em mente que ser flexível pode lhe garantir o sucesso permanente com muito mais rapidez porque para ser bem-sucedido e feliz você precisa saber se relacionar melhor, e a flexibilidade facilita todo este processo.

Veja bem: há pessoas que, na sua inflexível maneira de ver o mundo, só aceitam aquilo que acreditam como realidade para elas e não se habilitam a escutar e entender o ponto de vista dos outros. Acham-se os donos da verdade, colocando-se em uma postura de arrogância e distanciamento.

O que quero dizer com isso é que você precisa aceitar que tudo muda e se você se poupar nas mudanças, vai acabar poupado por todos, tanto no reconhecimento familiar, social ou profissional. Sendo mais maleável, e mais aberto e preparado para as transformações do mundo, certamente os seus relacionamentos serão muito menos tumultuados.

Lembre-se de que um bambu tomba mas não quebra com uma tempestade, justamente porque ele é flexível e esta é a postura que todos devemos desenvolver para suportar as tempestades do nosso viver.

Você pode e deve chorar, esbravejar, desabafar, mas não permita que as imperfeições dos outros ou as perdas naturais da vida lhe “tirem o chão”.

Procure entender e, principalmente, respeitar os pontos de vista divergentes dos seus, porque, assim, você fica mais protegido contra as mágoas.

As pessoas inflexíveis, julgadoras e críticas são aquelas que mais dificuldade encontram no perdão porque são muito exigentes e não sabem se colocar no lugar dos outros, daqueles que as machucaram.

Concluindo, você só tem a perder com a inflexibilidade, porque o desrespeito com as opções dos outros faz com que você se torne cada vez mais solitário e triste.

Pense nisso com carinho!

E para ilustrar este tema, eis uma bem humorada história: Um homem estava colocando flores no túmulo de um parente, quando vê um chinês deixando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele se vira para o chinês e pergunta: ‘Desculpe, mas o senhor acha mesmo que o defunto virá comer o arroz?’ E o chinês responde: ‘Sim, quando o seu vier cheirar as flores…’ 

Share:

Leave a reply