Geladeira inteligente vem com apps para manter a alimentação saudável

173
0
Share:

do Globo Tecnologia

A Electrolux está trazendo ao Brasil a primeira geladeira inteligente com tela touchscreen. O modelo DT52X é uma bottom freezer, ou seja, um aparelho no qual a geladeira fica acima do freezer, e é fabricado no país. Ela conta com dois aplicativos exclusivos que buscam fazer com que o usuário adote um programa nutricional completo, além de trazer na memória mais de 650 receitas diferentes.

Eletrodomésticos também podem ser smart; confira guia de compras

Geladeira possui aplicativos para ajudar o usuário a se alimentar melhor (foto: Divulgação/Electrolux)

Além do display, o aparelho conta com um recurso chamado “Horti Vita”, que cria uma iluminação diferenciada na gaveta de frutas e verduras, que, segundo a empresa, preserva os alimentos por mais tempo. Ainda de acordo com a fabricante, o foco da DT52X não é a tecnologia e, sim, os benefícios que ela oferece. “[O usuário] não quer conectividade ou aplicativos que enviem e-mail ou acessem o Facebook e, sim, soluções que facilitem o seu dia a dia e suas atividades”, disse Carlos Guimarães, gerente de produtos da Electrolux.

Estabilizador serve para geladeira?  Veja a resposta no Fórum do TechTudo

Um dos aplicativos disponíveis no refrigerador é o “Vida Saudável”, criado em parceria com a nutricionista e chef de cozinha Maria Cecília Corsi. O software oferece oito programas de saúde com cardápios para todas as refeições, que variam de acordo com os objetivos do usuário.

Após responder a algumas questões, o proprietário recebe um programa que mais se aproxima de suas necessidades. Eles são direcionados a objetivos variados, como emagrecimento, beleza, desintoxicação e malhação. Cada um deles três opções de pratos por refeição, com um total de 336, capazes de cobrir 42 dias de dieta. 

Geladeira inteligente da Eletrolux (Foto: Divulgação/Eletrolux)
Geladeira inteligente da Eletrolux (Foto: Divulgação/Eletrolux)

O aplicativo também fornece orientações nutricionais e tem uma opção que permite que o usuário importe uma lista de compra dos cardápios diretamente para um smartphone através de QR Code. O outro programa, chamado “Livro de Receitas”, apresenta mais de 650 pratos diferentes, voltados para várias ocasições, como jantares românticos, reuniões de família ou festas.

O software sugere pratos de acordo com os ingredientes disponíveis e possui um sistema de busca que pode ser filtrado pelo tipo de dieta, tipo de prato, dificuldade e tempo de preparo. O app também permite que as receitas sejam atualizadas a partir de um drive USB. 

As novas receitas podem ser baixadas pelo site da Electrolux e o usuário também pode inserir aquelas de sua preferência. O programa ainda exibe vídeos com técnicas culinárias para ajudar as pessoas a cozinharem melhor e conta com uma ferramenta que cria listas de compras e as envia para o celular.

A geladeira é fruto de uma pesquisa da empresa com mais de 2 mil pessoas. O resultado, segundo a empresa, foi de que existe uma preocupaçãode se hábitos mais saudáveis. De acordo a Electrolux, os consumidores têm receio das restrições alimentares por medo de que elas tirem o sabor da comida para atender a uma dieta. Além disso, eles também sentem falta de algo que os ajude a organizar as listas de compras. 

A DT52X já está disponível na Casa Electrolux, localizada em São Paulo, e o preço sugerido é R$5.999.

Confira o vídeo de apresentação da geladeira: https://www.youtube.com/watch?v=TSPtF336Nxk

 
Share: