Identificados Marines Americanos que urinaram em cadáveres

161
0
Share:

WASHINGTON (BDCi) — O exército dos Estados Unidos identificou os quatro Marines que aparecem em um video, postado na internet, urinando sobre cadáveres de milicianos afegãos.
Dois dos implicados no caso, já foram interrogados pelo serviço de investigação criminal naval, mas não estão detidos.

Os quatro soldados vistos na gravação pertencem a uma unidade de franco-atiradores do terceiro batalhão do segundo regimento dos Marines, com base em Camp Lejeune, no estado da Carolina do Norte, este dos Estados Unidos.

Os dois militares interrogados seguem na ativa, enquanto que for mais demorado o encontro dos outros dois, aparentemente porque haviam sido transferidos de Camp Lejeune.

A unidade dos Marines acusados esteve destacada no norte da província de Helmand, no sudoeste do Afeganistão, entre março e setembro de 2011, período em que foram filmadas as imagens.

O vídeo amador mostra os quatro soldados, conscientes de estarem sendo gravados, urinando sobre os corpos ensanguentados de três supostos insurgentes afegãos.

Os quatro soldados acusados poderiam ser submetidos a uma corte marcial por haver violado o código de justiça militar dos Estados Unidos, assim como a Convenção de Genebra.

Os investigadores tentarão agora identificar e interrogar também outras pessoas que poderiam estar envolvidas no incidente, incluindo a que gravou a cena, o qual provavelmente seja um companheiro dos Marines já identificados.

Por Josi Chevalier
Editado por Janete Weinstein
Foto Google
14 de dezembro de 2012
10:52 a.m. PST

Share:

Leave a reply