Incêndio em refinaria na Venezuela é extinto

156
0
Share:

VENEZUELA (BDCi) — Os bombeiros da Venezuela terminaram nesta terça-feira (28) o combate às chamas que atingiram a maior refinaria da Venezuela após uma explosão no sábado (25), segundo informou a companhia PDVSA. No total, 48 pessoas morreram em decorrência do incêndio.

Nesta manhã, o fogo atingiu três tanques da companhia. Dois foram completamente apagados ainda no início da manhã. O término das operações de combate ao fogo ocorreu mais rápido que o previsto – anteriormente, a previsão era de que o incêndio só seria completamente extinto na quarta-feira (29).

Segundo o Ministro de Energia, Rafael Ramírez, o complexo – que produz 645 mil barris por dia – poderia reiniciar as operações nesta sexta-feira (31).

A explosão em Amuay provocou alta no preço dos combustíveis nos mercados norte-americanos, que já estavam elevados devido à ameaça de que a tempestade tropical Isaac perturbe as operações das refinarias na costa dos EUA no Golfo do México.

Ramírez disse que a Venezuela atualmente não tinha planos de importar combustível e que o aumento nos preços da gasolina nos EUA não iria durar.

O acidente foi um dos mais letais na indústria de petróleo no mundo dos últimos anos, aproximando-se do número de vítimas do incêndio na refinaria de Visakhapatnam, na Índia, em 1997, que matou 56 pessoas, e superando uma explosão na refinaria Texas City da BP, em 2005, em que 15 pessoas morreram.

Chávez disse no local do acidente, na segunda-feira, que estava criando um fundo de 23 milhões de dólares para ajudar a pagar as operações de limpeza e para substituir as casas destruídas na explosão.

Por: Ubiratã Farias
Fonte: g1.globo.com
Foto: expresso.sapo.pt
Data: 28 de agosto de 2012, 07h42 p.m. PST

Share:

Leave a reply