Incêndio florestal ameaça laboratório nuclear nos EUA

138
0
Share:

LOS ALAMOS, NM (BDCi) – Um incêndio que atingiu o estado de Novo México no último fim de semana ameaça o maior laboratório de armas nucleares dos Estados Unidos. Autoridades ordenaram que a cidade de Los Alamos fosse evacuada na última segunda-feira (27).

Os bombeiros tentam minimizar os riscos, mas a proximidade do incêndio com o laboratório nuclear mantém todos em alerta, diante dos temores de que o problema possa ir além dos 240 quilômetros quadrados já consumidos pelo fogo.

Uma pequena área próxima ao laboratório de Los Alamos chegou a ser atingida pelas chamas nesta terça, mas rapidamente os bombeiros controlaram a situação. Os responsáveis pelas instalações dizem que os materiais radioativos mais perigosos estão armazenados em um local resistente a incêndios.

O incêndio florestal já forçou a saída de 11 mil pessoas de suas casas apenas em Los Alamos. As instalações nucleares da cidade tem 15 mil funcionários, cobrem uma área de mais de 90 quilômetros quadrados e possuem mais de 2 mil edifícios.

Cerca de 12,5 mil pessoas foram retiradas de suas casas, por causa do risco trazido pelo fogo. A retirada foi calma e não houve nenhum acidente de trânsito, disse o chefe de polícia Wayne Torpy.

Ontem, uma equipe que trabalhava para lidar com incêndios no Arizona assumiu os esforços no Novo México, após 18 horas do início das chamas. O fogo atingiu rapidamente 176 quilômetros quadrados e houve um início de incêndio na propriedade que abrange o laboratório.

Outra equipe chega hoje para combater o fogo, pelo risco das chamas atingirem o dobro da área já afetada. Os funcionários do laboratório nuclear em Los Alamos viram o foco na propriedade, porém ali, o fogo foi rapidamente contido, sem causar problemas. Eles também garantiram que os materiais radioativos estocados estavam em segurança. As informações são da Associated Press.

By: Adrianna Lobo
Source: AP
June 28, 2011
11:47 p.m. PDT

Share:

Leave a reply