Incêndio misterioso destrói árvore de 3.500 anos

116
0
Share:

Flórida (BDCi) – Uma das mais antigas árvores do mundo, um cipreste com 3.500 anos, foi  destruído em um incêndio misterioso nesta  segunda-feira (16),  na cidade de Longwood.

As prováveis causas  e o porque do incêndio ainda não foram determinadas, segundo anunciaram os investigadores da divisão florestal do estado da Florida.  O porta voz da divisão,  Cliff Frazier,  descartou apenas a possibilidade de o incêndio ter sido criminoso, deixando um leque de probabilidades a serem investigadas.

Os bombeiros foram avisados do incêndio as 5h50 da manhã e ao chegarem ao local  se depararam com labaredas que saiam de dentro do tronco do cipreste como se fosse uma grande chaminé. A árvore era oca e por isso o fogo vinha de dentro para fora do tronco.

Foi uma dura batalha, mas o trabalho dos bombeiros não teve muito efeito. Depois de duas horas  eles viram cair parte do topo da árvore com 20 pés, mais de 6 metros de comprimento. Por volta das 8:30 da manhã a árvore desabou, segundo anunciou  Steve Wright, porta voz  do resgate a incêndios do Condado de Seminole.

O Cipreste sempre foi bastate estudado por diversos tipos de especialistas e era  conhecido pelo nome de Senador.  Em 1925, historiadores do Condado de Seminole estimaram a altura da árvore  em 165 pés, cerca de 51 metros de altura. Medida feita  antes de um furacão arrancar parte da copa naquele mesmo ano.

Segundo Mike Martin da divisão Florestal, depois que o fogo foi totalmente extinto,  os bombeiros calcularam que no máximo 25 pés, cerca de 7 metros da árvore ainda  permaneceram heroicamente em pé.

Por : Josi Chevalier
Fonte: Los Angeles Times
Foto: Phelan M. Ebenhack, Associated Press
16 de Janeiro de 2012
9:37 p.m. PST

Share:

Leave a reply