Kayak atrai turistas na temporada recorde de baleias

169
0
Share:

SAN DIEGO (BDCi) — Mais de 20 mil baleias cinzentas migram todos os anos entre os meses de novembro a abril. Elas saem do Alaska rumo à costa da Baja Califórnia no México para acasalar e procriar, percorrendo dez mil km. De longe o maior mamífero do planeta, as baleias cinzentas medem de 12 a 15 metros e chegam a pesar 36 toneladas. Para ter uma noção do tamanho dessa baleia, ela tem o mesmo tamanho de um ônibus escolar.

As Baleias cinzentas estiveram na mira dos caçadores por muitos anos e no nicio do século 20 elas chegaram a correr risco de extinção. Hoje em dia essas baleias são protegidas por leis internacionais, e a caça é totalmente proibida. Elas vivem perto da costa, então é muito importante que o homem aprenda a viver em harmonia com as baleias.

Observação de baleias nessa época do ano é muito comum. Esse ano elas bateram o recorde em aparições. Só ate dezembro já haviam sido vistas mais de 163 baleias na costa da Califórnia, mais do que já foi registrado no local em 28 anos, segundo LA Times.

Essa oportunidade de vê-las produz um enorme eco turismo em San Diego, e a cidade recebe turistas do mundo inteiro, que estão cada vez mais adeptos ao kayak. Apesar de ser o meio mais cansativo e difícil, pois para remar por longas distancias você precisa ter o mínimo de habilidade e preparo físico, todo esse esforço com certeza será recompensado. A experiência de encontrar uma baleia de kayak é totalmente intima e emocionante.

A vantagem do kayak é que você fica longe dos barcos lotados e barulhentos. Kayakers são capazes de chegar mais perto das baleias em seu ambiente natural e sereno. Os passeios duram entorno de 2 horas e meia e o grupo será sempre acompanhado por um guia experiente. O valor varia de 57 a 87 dólares e alem das baleias o kayaker ainda terá a chance de encontrar outras formas de vida marinha, como focas, golfinhos, leões marinhos e uma enorme variedade de aves.

A aproximação do homem com a natureza favorece a compreensão da sua grandiosidade e o ensina a respeitá-la. Aproveite a temporada recorde de baleias e vá encontrá-las da forma mais emocionante, de Kayak!

Por : Juliana Povoação
Editado por: Janete Weinstein
Foto: WWF
Fonte: LA Times, National Geographic, Voices in the sea, La Jolla Kayak, Dr. Jorge Urban (Marine Biologic) and CBS 8
16 de janeiro de 2012
1:05 p.m. PST

Share:

Leave a reply