Legisladores americanos abandonam projeto SOPA

116
0
Share:

WASHINGTON, DC (BDCi) — Um dia depois que Wikipedia, Google, Yahoo!, Facebook e outras empresas se uniram em um protesto contra a lei antipirataria dos Estados Unidos, pelo menos 18 legisladores americanos abandonaram nesta quinta-feira (19) o projeto de lei de regulamentação da internet.

O projeto, conhecido como SOPA, tem o apoio da indústria do cinema e da música com o argumento de proteção aos direitos autorais e da propriedade intelectual.

Estas indústrias querem que o Google e outros serviços de internet bloqueiem os sites onde são distribuídos filmes, músicas e outros bens pirateados.

As empresas da internet sustentam que a legislação promove a censura, prejudica a capacidade para a inovação e altera a operacionalidade da internet.

Na semana passada, o governo do presidente Barack Obama expressou sua oposição a qualquer legislação que imponha censura à internet.

O fato de a maioria dos legisladores que retiraram o apoio ao projeto serem republicanos surpreendeu bastante, já que os assuntos relacionados aos direitos autorais, tradicionalmente, são considerados um assunto livre de partidarismos.

Por: Josi Chevalier
Editado por Janete Weinstein
Fonte: EFE
Foto: MarioPiperni.com
19 de Janeiro de 2012
10:23 pm PT

Share:

Leave a reply