Mercado aumenta projeção da inflação em 2012

165
0
Share:

BRASÍLIA (BDCi) — O mercado financeiro elevou pela sexta vez seguida a projeção para a inflação neste ano, para 5,15%, ante 5,11% na semana anterior, de acordo com a pesquisa Focus do Banco Central, divulgada nesta segunda-feira (20). Nesta semana, também foi reduzida a perspectiva para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), para 1,75%, ante 1,81% anteriormente. Para 2013, a projeção do PIB foi mantida em 4% de crescimento.
Os analistas também mantiveram a perspectiva para a Selic em 7,25% no final deste ano. Atualmente a taxa está na mínima histórica de 8% ao ano.

Na semana passada, o BC informou que seu Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) subiu 0,75% em junho, ante o mês anterior, com ajuste, em linha com as expectativas do mercado.

Outros indicadores mostraram crescimento do emprego em julho e do consumo em junho. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no varejo ampliado e restrito subiram 1,5% e 6,1%, respectivamente, na comparação dessazonalizada com maio.

Já o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostrou criação líquida de 142,5 mil empregos em julho, 1,37% mais que no mesmo período do ano passado.

Indústria
Junto com o PIB, as expectativas para a produção industrial seguem se deteriorando no Focus. A mediana das estimativas para 2012 recuou de uma contração de 1% prevista na semana passada, para queda de 1,2%, décima segunda queda consecutiva nas projeções. Para 2013, contudo, a mediana subiu de uma expansão de 4,30% para 4,40%.

Na semana passada, como mais uma tentativa de estimular a retomada da atividade econômica do país, o governo anunciou concessões de 7,5 mil km de rodovias e 10 mil km de rodovias à inciativa privada.
*Com informações do Valor Online

Por: Ubiratã Farias
Fonte: *G1.globo.com
Foto: gazetadosmunicipios.com.br
Data: 20 de agosto de 2012

Share:

Leave a reply