Miss Julie

263
0
Share:
miss julie

(BDCi) — Baseado numa das peças mais famosas do sueco August Strindberg (1849-1912), “Miss Julie” (“Srta. Júlia”, no Brasil), ganha uma nova roupagem pelas mãos seguras de Liv Ullmann, ex-esposa e musa do grande cineasta Ingmar Bergman.

“Miss Julie” (Noruega, Reino Unido, EUA, França, Irlanda / 2014).

Nota: 8,5

Direção: Liv Ullmann

Elenco: Colin Farrell, Jessica Chastain, Samantha Morton

Na Irlanda do século XIX, numa propriedade rural, com belas e verdejantes paisagens bucólicas, a mimada e voluntariosa filha (Jessica Chastain) de um barão – que não aparece em cena – se esforça em seduzir o camareiro (Colin Farrell) na frente da serviçal e noiva (Samantha Morton).

Com apenas um ator e duas atrizes em cena, o filme tem uma “pegada” teatral – no melhor sentido -, onde a diretora Liv Ullmann conduz toda a trama, valorizando primorosamente cada diálogo dito e não dito. O texto adaptado pela própria diretora, transita entre momentos ácidos, românticos, silêncios constrangedores e tempestades verbais, num jogo de poder e subserviência de cada personagem… Absolutamente fascinante.

A carga dramática supera qualquer expectativa e a trinca de atores dá conta do recado, cada qual nos presenteando com as melhores atuações de suas carreiras.

Colin Farrell, exibindo seu perfeito sotaque irlandês, mostra cada nuance de seu personagem com tanto afinco que merece ser catapultado ao topo da lista dos melhores atores de sua geração.

Jessica Chastain se entrega sem pudores à sua personagem, com força e vulnerabilidade em tons comoventes. Suas cenas de choro são de arrepiar.

Samantha Morton, traduz toda a resignação de sua personagem com silêncios que dilaceram a alma.

Liv Ullmann, em seu quinto projeto atrás das câmeras, consegue um perfeito equilíbrio entre narrativa e ritmo, dando espaço à excelência das atuações. A direção de Ullmann é um agradável exemplo de competência sem vaidade. Um filme para gostos refinados. Para apreciadores do cinema arte.

Por Ivann Willig

Share:

Leave a reply