Dama de Ferro, a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher morre aos 87 anos

220
0
Share:

BDCi — Morreu nesta segunda-feira (8) a primeira-ministra britânica Margaret Thatcher aos 87 anos devido a um AVC.

Seu porta-voz, lorde Bell, declarou: “É com grande pesar que Mark e Carol Thatcher anunciam que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu tranquilamente esta manhã, após sofrer um acidente vascular cerebral. Um comunicado mais completo será feito mais tarde.”

Primeira mulher a ser eleita para liderar um país ocidental importante, lady Thatcher, título que recebeu depois de deixar o governo, foi primeira-ministra por 11 anos ininterruptos, o período mais longo de qualquer premiê britânico no cargo desde 1827.

Ela só foi deposta em 1990 por um golpe interno do Partido Conservador, depois de sua defesa implacável do “poll tax” (imposto cobrado por pessoa, e não por imóvel) levar a protestos na praça Trafalgar, em Londres.

Thatcher foi a mais destacada primeira-ministra britânica desde Winston Churchill, em 1940, e proponente global da recuperação econômica de livre mercado no final do século 20.

A sua saúde vinha se deteriorando havia alguns anos; ela sofria de demência senil. A morte de sir Denis Thatcher, seu marido por 50 anos e maior confidente, intensificou seu isolamento em sua aposentadoria, que acabou sendo frustrante, não obstante sua atividade mundial dinâmica nos primeiros anos depois de afastar-se da chefia do governo.

Aposentada da vida pública, Margaret Thatcher escreveu sua autobiografia em dois volumes de grande sucesso e fez campanha enérgica em favor da Fundação Thatcher, que promoveu seus valores –o livre mercado e as liberdades anglo-saxãs– em todo o mundo. Ela se tornou moderadamente rica como palestrante e passou o final de sua vida no bairro de Belgravia, em Londres.

 

 

Share:

Leave a reply