Buscando emprego? Não cometa estes erros nas redes sociais

459
0
Share:
Emprego

Aquele emprego dos sonhos pode terminar em pesadelo dependendo do que você posta em suas redes sociais

O seu emprego pode estar em risco se você não segue algumas etiquetas digitais. Segundo uma pesquisa do site americano de carreira CareerBuilder, cada vez mais os empregadores estão olhando o perfil online como uma forma de um processo seletivo de seus futuros empregados. Boa parte dos entrevistados admitiram fazer uso das ferramentas online para decidir em contratar ou não um candidato.

Entenda como funciona os comportamentos nas redes sociais e como atualizar seu perfil para que não seja rejeitado por empregadores. Confira quais são eles:

Facebook

· Mude o seu perfil para “privado”: não é preciso perder todas as suas fotos de momentos marcantes, afinal, o Facebook foi feito para postar aquela foto incrível com a sua amiga e manter o contato com os seus familiares. Mas não é todo mundo que precisa ver o que você posta, então, entre em suas configurações e comece a selecionar quem pode ver suas publicações – é sério, o que as empresas encontram nas redes sociais pesa muito na hora de decidir se merecemos ou não uma vaga.

· Não vale publicar todas as fotos do seu celular: seja seletiva! Imagens com drogas e muita bebida devem passar longe do seu perfil. É importante mostrar que você é uma pessoa saudável e pró-ativa, mas isso não significa que é legal postar imagens de biquíni em frente ao espelho para mostrar o corpão.

· Seja sincera sobre quem você é: não adianta nada dizer na entrevista que você não fuma e nem bebe e postar fotos com um copo de cerveja na mão e um cigarro na outra, seja sincera sobre quem você é, senão você será eliminada na certa.

LinkedIn

· Foque no propósito dessa rede social: ele existe exatamente para criar o contato profissional entre as pessoas e a ferramenta permite que você publique fotos, links, vídeos… Mas esse não é o mais importante para criar um perfil perfeito! O principal é deixar claro quais são os seus interesses na carreira, experiências de trabalho e principais projetos.

· Opa! As fotos do seu gatinho ficam em outro lugar, não aqui: como qualquer outra rede social, no LinkedIn você pode conversar com outras pessoas, mas como ele já é declarado um ambiente profissional, fique atenta com o que vai dizer! Reclamações sobre colegas de trabalho, informações confidenciais e fotos comprometedoras são algumas das coisas nada legais que você não deve publicar por lá – guarde detalhes mais pessoais para o seu Facebook privado.

· Não deixe seu perfil de lado: mesmo com pequenas mudanças em seu currículo, atualizações são muito bem-vindas. Afinal, a cada alteração, sua rede será notificada e isso mostra que você continua em evolução. Não quer deixar claro para o seu chefe atual que você está buscando uma nova oportunidade? Não faça todas as atualizações de uma vez!

Twitter

· Cuidado com o jeito que você tweeta: essa rede social dá muito mais liberdade para falar o que vem a cabeça. Legal, mas fique atenta! Não é preciso parar de falar sobre as coisas que você gosta, mas muito palavrão e ofensas não pegam bem.

· Faça da sua timeline o seu espelho: os assuntos que são retweetados, os temas comentados e as pessoas que você segue dizem sobre a sua personalidade e o que você gosta de fazer, então crie uma timeline de acordo com o seus gostos. Gosta de moda e é uma expert no assunto? Deixe isso bem claro para quem fizer uma visitinha na sua página!

· Poste com moderação: não adianta nada ficar de olho no que você escreve, nem tweetar o dia inteiro e falar detalhes do seu dia. A cada novo post, as suas atividades perdem a importância ou até parece que você não tem muita coisa a fazer.

Tem mais alguma dica que você já usou e funcionou? Compartilha conosco.

 

 

Share: