Nova modalidade de esporte chega ao Brasil

155
0
Share:

SAO PAULO (BDCi) — O nome é Bossaball, um esporte relativamente novo, que mistura varias modalidades e muita festa. Ele é basicamente um jogo de bola entre duas equipes que combina futebol, ginástica, vôlei de praia e capoeira. Os jogadores nunca ficam parados, mesmo sem a bola, eles gingam e pulam o tempo todo.

A quadra é feita de colchão inflável e duas camas elásticas separadas por uma rede. Ela é montada em menos de 45 minutos em qualquer local. Uma prioridade do esporte é a segurança dos jogadores. Por esta razão, todas as partes da quadra são revestidas com material acolchoado e inflado. De cada lado das camas elásticas a altura do material protetor é de, pelo menos, 3 metros a fim de prevenir que os jogadores caiam pra fora do campo.

As regras não são muito diferentes do vôlei de praia. A equipe marca 1 ponto quando a bola cai no campo adversário. Agora se a bola cair no centro do campo, onde esta localizada a cama elástica a pontuação sobe para 3.

O time pode ser formado por 3 ou 5 jogadores e cada equipe tem direito a dar no máximo oito toques na bola – usando qualquer parte do corpo, com algumas restrições. A bola pode ser tocada pelo um mesmo jogador uma vez com a mão ou duas vezes consecutivas com os pés ou com a cabeça.

Como qualquer outro esporte, esse também possui um juíz, e eles tem uma participacão de destaque. Além do apito, eles carregam um microfone, varios instrumentos de repercussão e uma mesa de DJ dando a partida um ar de festa ao ritmo de samba.

Talvez um dos aspectos mais importante desse jogo é que não há limite de idade para jogar, a altura da rede pode ser ajustado para homem, mulheres ou crianças. Bossaball rapidamente se tornou popular na Europa e América do Sul e a quadra portátil tem permitido que ele seja jogado em qualquer lugar, nas praias, nas escolas e em eventos.

O Bossaball foi criada pelo produtor musical belga Filip Eyckmans, e o nome é uma homenagem ao Brasil. Filip visitou o pais há alguns anos atrás e se apaixonou pela Tropicalia de Gil e Caetano, a capoeira do nordeste e a ginga do Pelé e Zico.

Por: Juliana Povocao
Editada por: Janete Weinstein
Fonte: Folha – Diario de Sao Paulo – Bossaball – Terra Esportes – Estado
Foto: Bossaball
26 de janeiro de 2012

Share:

Leave a reply