O ex-presidente Lula dá inicio a segunda fase do tratamento de câncer

129
0
Share:

SÃO PAULO (BDCi) – O ex-presidente Lula e sua mulher, Marisa Letícia, preparam-se para enfrentar a parte mais penosa do tratamento contra o câncer na laringe.

Diagnosticado no dia 29 de outubro, no hospital Sírio-Libanês, com um tumor de laringe de agressividade média, o ex-presidente comemora o regresso em 75% da doença.

Ele, que está submetido a sessões de quimioterapia há quase dois meses, terá que fazer 35 sessões de radioterapia. A região atingida sofre, nestes casos, queimaduras e fica dolorida. É possível que Lula tenha que se alimentar por meio de sonda.

Na última quinta-feira (8), Lula voltou a aparecer no programa nacional do PT. Ele e a atual presidente Dilma Rousseff, são as estrelas da peça publicitária. A gravação foi feita no dia 11 de novembro, na casa do ex-presidente, em São Bernardo do Campo, após ele ter recebido a primeira sessão de químio.

O ex-presidente inicia a segunda fase do tratamento agora no mês de dezembro. Ela é feita da seguinte forma: o paciente deita em uma maca e a radiação é direcionada para a região do tumor, por medidas de segurança pega também regiões próximas àquela afetada.

Os raios que atingem são semelhantes aos de um aparelho de raio-X .Eles combatem as células doentes que ainda sobram da quimioterapia.

A previsão é que as sessões de radioterapia terminem em fevereiro.

Por: Fernanda Kuniyoshi
Editado por: Janete Weinstein
Fonte: Folha
Imagem: Google
7 a.m. PST

Share:

Leave a reply