O poder de um grão originário da Bolívia

150
0
Share:

LOS ANGELES, CA (BDCi) — Você já ouviu falar neste alimento? Consumida pelos Incas, há mais de 8 mil anos, a quinoa era o alimento principal do povo das montanhas. A Quinoa, ou Quinua Real, como também é conhecida, é um grão originário da Bolívia e com alto poder nutritivo.

A quinoa é uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio responsável pelo estoque de gordurinhas. Ainda tem vitaminas, sais minerais e gordura boa. Mas é a proteína de alto valor biológico que faz desse grão um alimento especial.

“A quinoa tem uma combinação de aminoácidos (componentes da proteína) semelhante à do arroz e feijão juntos”, atesta Jaime Farfan, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Universidade de Campinas (Unicamp). Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção – quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal. Por isso, você pode recorrer a ele para recuperar e manter os músculos – importante para acelerar o metabolismo e, com isso, queimar mais calorias.

A vantagem é ser livre da gordura saturada das carnes, que, em excesso, prejudica o coração. Além de tudo isso, a quinoa ainda tem ômega 3 e 6 que impedem que as gorduras do mal se estabeleçam nas artérias. Podemos destacar também a quantidade de fibras presente. As fibras colaboram com o bom trabalho intestinal, ajudam no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue, entre outras funções importantes para o organismo.

Outra vantagem da quinoa é não ter o glúten em sua composição, dessa forma as pessoas com intolerância ao glúten, a chamada doença celíaca, também podem desfrutar deste alimento.

De que forma consumir?

Este maravilhoso alimento pode ser aproveitado desde as folhas, que podem ser preparadas refogadas, assim como preparamos a couve-mineira, o espinafre, etc, até os botões das flores que podem ser consumidos como brócolis.

O grão, que é a forma de mais fácil aquisição, pode ser utilizado de várias maneiras: cozido e temperado como salada, cozido como arroz, utilizado no preparo de sopas, etc. A farinha é utilizada para preparar mingaus, pães, pudins, massa para panqueca, biscoitos, enfim, basta ter criatividade e aproveitar de diversas formas este alimento.

Conheça as propriedades nutricionais em 100g de quinoa:

Calorias (kcal) 335, Carboidratos (g) 68, Proteinas (g) 12, Lipideos (g) 5, Calcio (mg) 112, Fosforo (mg) 286, Ferro (mg) 7,50, Fibra (g) 5,10 .

Além destes nutrientes, outros também estão presentes na quinoa, como vitamina B1, B2, B3, C, E, magnésio, potássio, ferro, zinco e manganês.

Por Vanessa Fischer
Foto Topics/NY Times
Fonte: revista boa forma e Cyberdiet.terra.com.br
20 de agosto de 2012 11:48 p.m. PST

Share:

Leave a reply