O que você precisa saber ao retornar ao Brasil

139
0
Share:

LOS ANGELES, CA (BDCi) – O número de brasileiros voltando à pátria verde-amarela cresceu muito nestes últimos anos e com a intenção de facilitar o seu retorno, a nossa equipe do BDCi News elaborou uma lista de sites que podem ser úteis.

Os brasileiros que resolvem retornar ao Brasil sofrem o choque das diferenças entre o país que adotaram e o de origem, além da crise da readaptação a cultura nativa depois de muito tempo fora do país. Esse processo não é fácil e pensando nisso o NIATRE – Núcleo de Informação e Apoio a Brasileiros Retornados do Exterior presta atendimento de orientação em sua reintegração e o acesso aos direitos e deveres que compõem a cidadania brasileira, bem como os auxilia na reinserção ao mercado de trabalho.

O MRE – Ministério das Relações Exteriores também criou um guia para facilitar a vida dos brasileiros egressos de outros países que ao invés de oportunidades, encontram dificuldades, sofrimento, exploração e por vezes violência sob as mais diversas formas. O documento é chamado Guia de Retorno ao Brasil e está disponível para download em Inglês e Português.

A Cartilha disponibiliza informações de grande importância para aqueles que querem voltar a estudar, comprar a casa própria, pedir empréstimos ou até mesmo começar seu próprio negócio.

O Ministério do Trabalho também criou um portal chamado Mais Emprego, com intuito de colocar os trabalhadores brasileiros de volta ao mercado de trabalho. Para maiores informações clique no link acima.

Existem outros centros de apoio aos brasileiros que retornam ao país, nas cidades de São Paulo, Foz do Iguaçu, Belém, e Manaus.

Por Janete Weinstein
Editado por Ubiratã Farias e Cibele Clark
Foto Tomais’s Blog
Fonte MRE, NIATRE, MTE
Foto MRE
7 de maio de 2012

Share:

Leave a reply