O valor da autoestima

304
0
Share:

Como coach e psicoterapeuta, ouço muitas queixas de pessoas que não se sentem seguras e felizes em seus empregos e outras insatisfeitas em seus relacionamentos afetivos, com problemas de ciúmes, etc. Se você também está passando por um desses desafios, então reflita comigo:

A fonte principal de todos os nossos problemas é, sem dúvida, a baixa autoestima. A dificuldade com os empregos provavelmente acontece porque sua autoestima está muito debilitada, e assim, fica implícito para todos à sua volta que você não se valoriza. E ninguém valoriza quem não se valoriza. Quanto ao seu ciúme, esteja certo de que vai diminuir à medida que você fortalecer sua autoconfiança.

A verdade é que cultivar a autoestima não é nada fácil. Sabe por quê? Quando você era criança, bem pequena, seu desenvolvimento provavelmente foi movido a elogios e aplausos. Depois, quando maior, começaram as críticas e censuras, vindas principalmente de entes queridos, que tiveram grande influência na formação de sua personalidade. E o que acontece, então, é que você, ainda criança ou mesmo jovem cresceu com a firme determinação de agradar a todo mundo, custe o que custar, porque sentia uma necessidade imensa de aprovação. Dessa forma, tornou-se um adulto “bonzinho”, que diz “sim” quando quer e precisa dizer “não!”, numa tentativa tola de se sentir aceito e amado.

E, assim, você acaba passando uma vida inteira de insatisfação, engolindo desaforos e humilhações e achando tudo isso muito natural, porque não aprendeu a desenvolver em si mesmo o auto-respeito (“Eu mereço ser bem tratado!”), nem a autoconfiança (“Eu sou capaz!”) e muito menos, o amor e o carinho por si mesmo (“Eu me amo, me admiro e me nutro de confiança e afeto!”).

Então, amigo leitor, para que a sua vida comece a entrar nos eixos, assuma o seu poder interior de transformação. Acorde todos os dias com um belo sorriso, olhe-se no espelho, admire-se e diga a si mesmo o quanto se ama, e que sabe que você merece ser feliz e bem sucedido.

Mudando o seu astral, todos vão perceber em você uma pessoa mais carismática e interessante, e vão acreditar em seu potencial.

Mas lembre-se: Você tem que acreditar primeiro!

Eliana Barbosa
www.elianabarbosa.com.br
05 de novembro de 2012

Share:

Leave a reply