Obama facilita vistos para Brasil e China

121
0
Share:

WASHINGTON, DC (BDCi) – Os Estados Unidos devem aumentar em 40% a capacidade de processamento de seus vistos para Brasil e China nos próximos doze meses. A ordem foi dada nesta quinta-feira (19) pelo presidente Barack Obama, como parte de um pacote de estímulo turístico no país.

A ordem divulgada pela Casa Branca pediu aos ministérios envolvidos para que em 60 dias preparem um plano assegurando que “80% das solicitações de vistos sejam atendidas em até três semanas, salvo exceções que envolvam a segurança do país.”

Os requisitos para os turistas e homens de negócios estrangeiros têm sido motivo de queixas por parte de alguns países emergentes, que não pertencem ao chamado programa de isenção de visas, o qual beneficia a maioria dos países europeus e as nações ricas e aliadas dos Estados Unidos.

Dos 820 mil brasileiros que pediram permissão para viajar aos Estados Unidos entre 2010 e 2011, 791 mil receberam o visto. Durante o mesmo período foram concedidos 885 mil vistos a chineses ante mais de um milhão de solicitações.

Segundo cálculos da Casa Branca, o crescimento das classes médias na China e Brasil devem provocar um aumento do número de viagens nesses países de 135%, e 274% respectivamente, até 2016. O Departamento de Comércio calcula que os turistas chineses gastam mais de seis mil dólares quando viajam aos Estados Unidos e os brasileiros cerca de cinco mil dólares.

Obama anunciou seu objetivo de fazer dos Estados Unidos o primeiro destino turístico mundial para impulsionar a criação de empregos dentro do setor, informou a Casa Branca. “O país esta aberto para os negócios e quanto mais gente visitar os Estados Unidos, mais americanos voltam a trabalhar”, disse o presidente.

Por: Josi Chevalier
Editado por: Janete Weinstein
Fonte: AFP
Foto: AP Photo
19 de Janeiro de 2012
9:27 pm PT

Share:

Leave a reply