Obama propõe faculdades gratuitas nos EUA

287
0
Share:
Presidente Barack Obama

WASHINGTON (BDCi) – A Casa Branca anunciou nesta última quinta-feira uma proposta do presidente Barack Obama de oferecer faculdade gratuita “para todos que estão dispostos a trabalhar para isso.”

Obama planejava anunciar formalmente o plano somente na sexta-feira durante sua visita  à Faculdade Estadual Pellissippi, em Knoxville, no estado do Tennessee. Ele deu uma prévia em uma mensagem gravada a bordo do Air Force One e postou no Facebook.

O presidente deu poucos detalhes da nova proposta em uma teleconferência com jornalistas. A Casa Branca disse que se todos os estados participarem, cerca de nove milhões de estudantes poderiam se beneficiar – economizando em média 3.800 dólares.  Isso significa que o programa poderia custar na casa dos bilhões de dólares. Em um Congresso de maioria republicana, a proposta deverá enfrentar uma luta legislativa difícil de ser aprovada.

A proposta foi inspirada no plano de Tennessee e em um outro programa de bolsa similar em Chicago. No ano passado, o Governador Bill Haslam Tennessee, assinou um lei para um programa de bolsa de estudos usando o financiamento de loteria que oferece mensalidades gratuitas em faculdades técnicas durante dois anos para formandos do ensino médio do estado.

Quando procurados para mais informações, os funcionários do governo não deram detalhes sobre os custos do programa ou de onde viria o dinheiro para pagar por isso.

Share:

Leave a reply