Pesquisa prevê vitória de Obama com voto latino

183
0
Share:

WASHINGTON — Se os eleitores de origem latina votarem em massa nesta terça-feira, o presidente dos EUA e candidato à reeleição, Barack Obama, deve ganhar em quatro Estados fundamentais para sua vitória, de acordo com uma sondagem divulgada nesta segunda-feira.

Uma parcela de 73% dos votantes registrados com essa origem declararam a intenção de votar no democrata, ante 24% que pretendiam votar no republicano Romney, conforme uma pesquisa do grupo ImpreMedia e da consultoria LatinoDecisions.

A sondagem “sugere que o presidente Obama vai obter um percentual recorde do voto latino, o que por sua vez vai permitir que ele obtenha um triunfo em Estados-chaves e votos suficientes para reter a presidência”, diz a LatinoDecisions, que tem rastreado a preferência eleitoral dessa comunidade por 11 semanas.

Com forte presença latina, Nevada, Colorado, Flórida e Virgínia representam 57 votos dos 270 necessários no colégio eleitoral para alcançar a vitória amanhã.
A sondagem divulgada hoje foi feita entre os dias 26 de outubro e primeiro de novembro, entre 300 eleitores latinos.

VOTO VOLUNTÁRIO E ELEIÇÃO INDIRETA

As eleições presidenciais americanas têm duas características importantes: o voto não é obrigatório e o resultado final é obtido de maneira indireta, por meio de um colégio eleitoral, em que cada Estado representa um número de votos proporcional à população.
Historicamente, é um punhado de Estados (os “indecisos”, sem predominância clara de republicanos ou democratas) que decide o resultado.

A eleição deste ano está bastante disputada –Obama e Romney seguem empatados na preferência do eleitor conforme todas as pesquisas divulgadas nas últimas semanas.
Diante deste cenário, não surpreende, portanto, que ambos os candidatos estejam no meio de uma verdadeira maratona de campanha na véspera das eleições.

A agenda de Obama previa eventos eleitorais em Wisconsin, Ohio e Iowa, três Estados fundamentais para sua vitória no colégio eleitoral. Já Romney tinha passagens previstas por Ohio, Flórida, Virgínia, New Hampshire e Massachusetts, que governou entre 2003 e 2007.

Fonte Folha de São Paulo

Foto Divulgação
05 de novembro de 2012
12:43 p.m. PST

Share:

Leave a reply