CRÔNICA: Dia Internacional da Mulher – Brasileiras na Califórnia

500
0
Share:
Dia Internacional da Mulher

Nossa equipe pediu para que a professora e escritora Ana Maria Bernardelli escrevesse algo especial para todas as guerreiras que adotaram a Califórnia como lar. Confira abaixo a crônica que homenageia em particular essas mulheres nessa data tão merecidamente lembrada.

“O país das oportunidades, da vitória da obstinação e da concretude de sonhos acalentados a duras penas, sempre exerceu um fascínio na mulher brasileira que via na terra, quente e ensolarada, Califórnia, um degrau para suas realizações profissionais e pessoais.

Talvez a inusitada semelhança com a “terra brasilis” pela diversidade de povos, pela natureza farta, pelas grandes amplidões, tenha inspirado a mulher brasileira a enxergar aí um berço acolhedor de seus sonhos e propósitos de vida.

Mesmo sabendo que sonhos e propósitos não são suficientes para vencer, as brasileiras abraçaram o desafio de viver, trabalhar e produzir fora do aconchego de sua pátria amada.

O caminho percorrido, com certeza, foi muitas vezes amargo e solitário, quase desanimador. A língua, os costumes, os valores e a visão de mundo foram absorvidos, passo a passo, como condição para o êxito e o sucesso.

A força que as vivificava era aquela inata às mulheres morenas abaixo do Equador, das mulheres dos trópicos, nascidas para vencer e vencer.

Muitas vezes seus passos ecoaram surdos pelas largas calçadas, à procura de um eco acolhedor para suas ideias e projetos.

A maioria delas encontrou o caminho. Cresceram, multiplicaram-se, estenderam suas divisas além do trabalho – formaram famílias, construíram uma vida de vitória e realizações.

As vozes, antes tímidas e sussurradas, são agora vibrantes, marcadas pelo ritmo da vida contemporânea, dinâmica e veloz. Não mais caminham pensativas e silenciosas, antes, seus olhos atingem a linha do horizonte, sem vislumbre de fronteiras para os novos sonhos que nasceram.

Nada mais justo do que, neste dia dedicado à MULHER, homenagear nossas brasileiras destemidas, que abraçaram uma nova terra, e pelo seu trabalho árduo e profícuo, conquistaram espaço, construindo a história de suas vidas e deixando a marca de seus passos para que outras iniciem uma nova caminhada.”

Ana Maria Bernardelli

 

 

Share:

Leave a reply