Polícia aconselha pedestres ‘distraídos’

147
0
Share:

PENNSYLVANIA (BDCi) — Numa época em que pedestres andam cada vez mais “imersos” nos sons de seus iPods e celulares, alguns políticos e autoridades dizem que essas distrações podem favorecer grandemente os atropelamentos e acidentes de trânsito nas grandes cidades.
Por causa isso, cinco estados americanos como, Havaí, Califórnia e Nova York, estão promovendo leis que coíbem com multas o uso de aparelhos sonoros pelos pedestres. Mas a cidade de Philadelphia, na Pennsylvania, tomou uma iniciativa bastante inusitada baseada no bom conselho.
Dez policiais patrulham a cidade de bicicleta e param os pedestres que estão “plugados” em seus aparelhos sonoros e eletrônicos, oferecendo um único conselho: “fiquem mais atentos”. Para a polícia, a campanha pública é bem mais útil e eficaz do que leis e multas, porque considera impraticável impedir que os pedestres usem seus aparelhos favoritos pelas ruas da cidade.
Em Sydney, na Austrália, onde o fenômeno da imersão em aparelhos sonoros é chamado de “iPod oblivion” (esquecimento iPod), as autoridades fizeram uma campanha drástica contra o uso de iPods nas ruas, mostrando fotos de pedestres atropelados ao lado de seus aparelhos.
Para quem não abre mão da música enquanto caminha ou pedala, por exemplo, a tecnologia oferece esperança. As montadoras de automóveis começaram a desenvolver carros que param automaticamente ao detectar a proximidade ‘perigosa’ de pedestres ou ciclistas.
Enquanto isso, críticos das novas leis e campanhas argumentam que as distrações visuais e sonoras sempre existiram nas ruas das cidades grandes. Os iPods e celulares seriam, portanto, apenas os produtos mais recentes a disputar a atenção de nossos cérebros. O que funciona para os críticos ainda seria o velho e bom senso tanto de motoristas quanto de pedestres.

Por: Josi Chevalier
Fonte: G1/BBC/
Fotos: New York Times/civilbeat.com
14 de Fevereiro de 2012
9:37 p.m. PST

Share:

Leave a reply