Por mais espaço, jovens negros protestam no Fashion Rio

389
0
Share:

DO TERRA

Dezoito jovens negros fizeram um ato de protesto por maior representatividade racial nos desfiles de moda e anúncios publicitários no País na entrada do Fashion Rio, na Marina da Glória, na tarde desta quarta-feira (9).

Vestidos com camisas em que se lê “esta é a minha cor” (ou a mesma frase em inglês), eles ficaram enfileirados posando para fotos na porta do evento de moda.

Os jovens, com idade entre 12 e 24 anos, são estudantes de teatro, moda e história do Grupo Palco Mil Sonhos (GPMS), que atua em vários bairros do Rio e que, no ano passado, já havia promovido um protesto com jovens negras com os seios de fora em frente ao Fashion Rio.

Leônidas Lopes, diretor do GPMS, disse que a ideia é cobrar mais espaço para os negros não só em desfiles de moda, mas também em publicidade.

Segundo ele, de 2010 a 2012, a Luminosidade (empresa que promove o Fashion Rio) foi obrigada a cumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que determinava que 10% das modelos que participavam dos desfiles tinham que ser negras.

O TAC não foi renovado, segundo ele, porque a Luminosidade disse que não era necessário e que escalaria negras para as passarelas. “Acho que tem que haver uma obrigatoriedade não mais de 10%, mas de 20%”, disse Lopes.

Manifestação pedia mais espaço a modelos negros no Fashion Rio Foto: Daniel Ramalho / Terra
Manifestação pedia mais espaço a modelos negros no Fashion Rio
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Para a modelo Zaíra Simões, 18 anos, que participou do ato, muita gente vem assistir aos desfiles e não se dá conta da falta de representatividade nas passarelas.

“Para muitos, é uma coisa muito automática vir aqui e nem perceber que não há negros”, disse. Na opinião da modelo Marina Moura, 18 anos, as agências não se interessam em ter um percentual maior de negros entre os modelos que agenciam. “A demanda maior do mercado não é por negros. As agências acreditam que ter muitos negros significa ter prejuízo”, disse.

Terra transmite desfiles do Fashion Rio
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmitirá ao vivo e com exclusividade para web os desfiles da coleção de verão 2014/2015 do Fashion Rio, entre 8 e 11 de abril. A transmissão será direto da Marina da Glória, na capital fluminense, e estará disponível inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas.

Share: