Por Que Existe Saudade ?

2672
0
Share:

BDCI (Minas Gerais)

Você já parou para pensar por que existe o sentimento de saudade nos seres vivos ? Digo seres vivos porque os animais também sentem saudade. Existem vários filmes e histórias de animais que ficam esperando por seus donos quando eles já partiram desta vida. Saudade é, portanto, um sentimento inerente de quem está vivo.Saudade é a falta que faz. Saudade é um espaço sem resposta no coração. Saudade é maior do que nós mesmos. Saudade não se explica por si só. Saudade se sente.

Pensei bastante e pude concluir que saudade existe para sabermos dar valor durante a presença. Deixar para depois alguma atitude diante de alguém nunca foi uma das opções mais sensatas.Se você não demonstrar agora , pode não poder demonstrar depois. Aproveite ao máximo o agora, só ele pode minimizar a saudade quando você, por fim, puder perceber a falta, que muitas vezes é a noção exata de que recebemos mais do que demos a alguém. É a certeza de que estamos em dívida sentimental. A saudade pode significar que estamos carentes emocionalmente. Muitas vezes, achamos que damos mais, quando na verdade estamos recebendo muito mais conforto. Pensamos que damos, quando na verdade recebemos. A ausência causada pela morte é o maior exemplo de que sentimos carência. Achamo-nos fortes quando, na verdade, somos emocionalmente fracos.

Saudade significa também ausência. Ausência porque na saudade percebemos que deveríamos ter feito algo que não fizemos. Saudade existe para sabermos que nosso coração é algo maior do que nós mesmos e que precisa ser habitado por outras pessoas. Saudade existe para derrubar nossos muros de concreto diante da vida e nos permitir nos entregar à emoção. Saudade existe para nos permitir viver.

Quando sentimos saudade, muitas vezes nos pegamos a chorar. É uma manifestação comum nas pessoas saudosas. Alguns acham o choro uma forma desesperada de manifestar essa ausência. Outros, consideram as lágrimas a verdadeira expressão da dor. William P. Young, autor de A Cabana, nos diz para jamais desconsiderarmos a maravilha das nossas lágrimas. Elas podem ser águas curativas e uma fonte de alegria. Algumas vezes são as melhores palavras que o coração pode falar. Penso que as lágrimas são o ponto de vista do nosso coração. Se faz falta e causa saudade, quer dizer que existe dentro de nós mesmos. Está dentro do coração. Quer dizer que existe um sentimento. Existe uma emoção. Estamos vivos e por esse motivo a saudade me faz acreditar em viver.

Aproveito para dedicar essa crônica presente no livro Janelas Abertas (ABOVE editora) para a Alessandra Tomaz que me deixou saudoso mas guardada para sempre no meu coração. Espero que todas as pessoas que sentem saudade de alguém aproveitem as palavras dessa crônica para refletirem e terem mais conforto.

Share: