Saudade de um tempo que passou

168
0
Share:

Constantemente temos uma estória para contar no trabalho e na maioria das vezes remete a nostálgica alegria de que éramos felizes e não sabíamos.

Você já se deparou contando a alguém como era antigamente?

Ou já se viu em uma roda de amigos criticando o presente, ou não entendendo o porquê, o quem , o quando e o onde? Já se viu rindo da situação? Ou já falou assim, hoje você deve ligar o botão do F… -se?

Estes sintomas  geralmente são aspectos conjunturais e insatisfações pessoais envolvidas no ambiente corporativo relacionados a competição e a carreira.

presente1

Dez situações que nos envolvem diariamente:

1. Se você ja se viu exemplificando fatos ou situações do passado, como antigamente a gente fazia assim, tinha modelos assim, criávamos projetos ou trabalhávamos assim, é porque não gosta do que faz hoje;

2. Se você lembra do passado com saudosismo e sempre acha que era melhor, significa uma insatisfação com o presente;

3. Se a lembrança do passado tem tomado tempo suficiente de sua rotina, significa que você não consegue viver o presente e vislumbrar o futuro;

4. Se você acha que a forma e os acontecimentos do presente são repetições do passado em uma versão piorada, significa que você não acredita no futuro;

5. Se você calibra constantemente a expectativa com a frustração, significa que não existe no presente ou no futuro uma saída que represente um cenário motivante;

6. Se você encara o trabalho atual como emprego, significa que não tem desafios para desbravar;

7. Se você culpa o cenário a organização ou as pessoas, é porque não se insere no problema ou situação, está incrédulo;

8. Se você reclama de tudo, todos as vezes ou a qualquer instante por qualquer motivo que seja, é porque não consegue encontrar foças e coragem para mudar o cenário atual;

9. Se você relembra as atividades do passado com emoção e vive o presente com melancolia, é porque não está fazendo o que acredita e deseja para o futuro;

10. Se você acredita que no passado tudo era muito, mais muito melhor no ambiente de trabalho, é porque você não tem mais o presente e está perdendo seu tempo em querer voltar ao que já passou.

Os 10 ítens são situações que vivemos tanto na vida pessoal como no ambiente de trabalho.

Tais situações carregam a sensação da “saudade” que é  um sentimento que nos remete a situações e momentos que tivemos e perdemos por deixarem de existir. Nos leva também a solidão que remete a uma ausência, perda ou desapareciemnto de algo que já tivemos.

Percebam que a “saudade” sempre carrega na nossa memória os momentos bons, alegres e felizes. Dificilmente temos saudade de chefes grosseiros, duros, de competições sem ética ou trabalhos frustrantes ou não realizados. Mas temos a mania de achar no presente todas estas situações ruins juntas.

E o que fazemos para “matar esta saudade”? Lembramos, relembrambramos através dos bate papos com amigos, através de fotos antigas, de trabalhos feitos, emails recupreados e orgulho de ter sido ou feito ou participado daquela época.

Este sentimento é agradável, rimos, nos emocionamos e se transforma em alegria momentânea, sim momentânea porque se não resolvida transforma-se em angústia, nostalgia e tristeza.

passado foi vivido e por isso foi importante. Mas foi, passou e nunca mais voltará. O futuro será conquistado e vivido e precisamos buscá-lo. E como fazer isso ?

Vivendo o presente…, sabendo que ele existe porque o escolhemos.

O passado é um ensinamento para ser lembrado e não vivido pois já se foi, o presente, este sim a gente vive e o futuro, ah!… o futuro , este ainda não nos pertence!

O presente é a única e maior certeza que temos e podemos escolher e mudá-lo. Ele é o presente que ganhamos diariamente ao acordar, como no nosso aniversário que ganhamos presentes.

Um ótimo presente a todos!

Abraços,

Yêda Matta Brandi

Share:

Leave a reply